Fredrik Backman
,
Opinião da Mafi
,
Porto Editora/5 Sentidos
,
Romance Contemporâneo
Opinião da Mafi: ''Gente Ansiosa'' de Fredrick Backman

Quem me conhece bem sabe, que eu gosto muito deste autor! ''Um homem chamado Ove'' é um dos livros da minha vida e embora não tenha conseguido ler outro livro dele (não consegui acabar o A minha avó pede desculpa) mas já li outras obras e tenho mais para ler. ''Anxious People'' era um livro que eu ansiava que saísse cá desde 2019. Demorou muito...mas a espera valeu a pena sem dúvida. Não foi um livro cinco estrelas mas que gostei definitivamente de o ler.
Também já tem adaptação pela Netflix mas ainda não tive tempo para dar uma olhadela na mini-série.
A sinopse é bem clara, é um livro que trata de uma tentativa falhada a um banco e depressa se torna numa situação de reféns num apartamento que está a venda. Parece confuso mas acreditem que não é.
O autor tem uma grande capacidade para criar personagens caricatas mas muito reais. Aqui não é exeção e apesar de termos bastantes personagens e nem todas conseguirem o devido aprofundamento, conseguimos ter uma boa ideia que são todas muito diferentes entre si e que todas tinham motivos para estar naquela altura na casa que estava à venda.
Gostei muito também da dupla que investiga este caso, uma dupla de pai e filho, que discordam em muita coisa mas que são mais parecidos do que pensam.
O que mais gostei no livro foi que o assalto que deveria ser o foco do livro é o menos importante porque o destaque vai todo para as personagens. O autor é muito bom a mostrar que nem tudo o que aquilo parece é, e ao longo do livro vamos fazendo esta contestação várias vezes, à medida que vamos percorrendo personagem a personagem e a tentar adivinhar quem é o verdadeiro assaltante do banco.
O título é realmente perfeito pois este leque de pessoas não poderiam ser mais ansiosos! Não só ansiosos como um bocadinho burrinhos, ou então fazem-se de parvinhos. Para descobrir é só ler o livro!
É um livro que também é difícil opinar porque não há nada que possa dizer para além do que está na sinopse que não seja spoiler! Outra coisa que também gostei no livro foi o formato que a narrativa é contada, com os interrogatórios e momentos do assalto (e não só) a intercalarem-se.
O facto do livro se passar em Estocolmo é sem dúvida também uma lufada de ar fresco no livro, ou não fosse o autor sueco!
Sem dúvida um livro que aconselho!

Visitar um apartamento que está à venda não costuma redundar numa situação de perigo. A menos que seja antevéspera de Ano Novo, e um ladrão inexperiente tenha decidido assaltar um banco onde não há dinheiro. Quando assim é, torna-se inevitável que não haja sequer um plano de fuga, e se acabe com uma data de reféns acidentais.
Felizmente, podemos confiar na pronta intervenção das autoridades. A menos que os dois polícias responsáveis pelo caso não se entendam nem saibam o que fazer.
Ainda assim, acreditamos que tudo correrá bem, em particular se os reféns permanecerem calmos. A menos que sejam os reféns mais idiotas de todos os tempos: uma analista bancária com ideias suicidas, uma adorável velhinha com motivações pouco transparentes, um casal reformado com uma paixão enorme pelo IKEA, duas recém-casadas, prestes a serem mães, que andam sempre às turras, uma agente imobiliária com entusiasmo a mais e talento a menos, e uma pessoa vestida de coelho.
Com um sentido de humor excecional, que cativou milhões de leitores em todo o mundo, e personagens tão imperfeitas quanto tocantes, Fredrik Backman volta a surpreender com esta história sobre gente idiota e ansiosa e os laços invisíveis que (n)os unem.

0 Comentários:
Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!