, ,

Opinião da Mafi: "O Oposto de Sempre" de Justin A. Reynolds

março 15, 2021 Mafi 0 Comments

            


Livros com viagem no tempo não são os meus favoritos mas como fiquei muito surpreendida com a publicação deste livro cá, quis ler e conhecer então a obra de Justin A. Reynolds.

Este livro tem uma base muito simples, Jack conhece Kate numa festa apaixona-se mas ela morre de repente e ele é transportado para o dia em que a conheceu e isto acontece várias vezes no livro, até o protagonista conseguir perceber e arranjar uma forma de salvar Kate para que não viva o mesmo dia para sempre em loop infinito. 
O livro é repetitivo claro mas gostei de como o autor conseguiu sempre mudar um bocadinho o rumo de cada dia, seja na vida de Jack ou com os melhores amigos dele que são as personagens secundárias mais importantes do livro. 
A relação do Jack com a Kate é muito boa e interessante de acompanhar,porque ele tem sempre que fingir que não a conhece e que não sabe os gostos dela, embora esteja apaixonado por ela e queira que ela goste dele.Se o livro passa disto? Não muito e pode ficar aborrecido se não gostarem logo da premissa ou das personagens principais. Eu como gostei, fiquei intetessada até ao fim para saber como o livro ia terminar e como a história de amor de Jack e Kate ia-se resolver. A escrita do autor é simples mas não é básica e conseguiu construir as personagens sem parecerem adolescentes parvos.
Posto isto, eu gostei de ler este livro mas não diria que é um autor que vou acompanhar. Dou sempre uma segunda oportunidade a autores novos e cujos livros não me tenham impressionado muito portanto irei ler a sinopse do segundo livro e logo verei se me interessa ler ou não.

Por fim, queria só abordar o assunto da capa do livro. Para quem acompanha a comunidade literária no instagram deve ter reparado que a capa do livro teve envolvida numa discussão entre vários bookstagrammers e a editora do livro, a Editorial Presença. Vale a pena referir que o ponto fulcral aqui é como capa é apenas duas silhuetas de um casal, escondendo a cor da pele dos protagonistas. Deixo a capa original para compararem. 

 
                

Para além da capa original ser muito mãos bonita, tem tudo a ver com a história visto que as diferentes roupas dão alusão aos dias idferentes do protagonista enquanto que a Kate está sempre com a mesma roupa. 
A nossa capa é pouco apelativa e para além de não chamar a atenção realmente não faz qualquer referência ao facto de nenhum dos protagonistas ser branco. 
Posto isto incomodou-me muito mais as desculpas de leitores que nem percebem minimamente como funciona o mercado editorial a defender a editora com razões que não fazem sentido nenhum como o facto de as capas da editora seguirem uma linha editorial portuguesa, diferente da dos outros países. Isto não faz sentido nenhum e é completamente falso, as editoras apenas fazem a capa que lhes sai mais barata. De certo a ilustração original devia ser cara mas há muitas ilustrações em bancos de imagens que poderiam ser mais apelativas e chamar mais atenção para o livro. 
Os livros são uma óptima ferramente para a diversidade e para ensinar, não escondam isso em capas horríveis. ❤️

Quando o Jack conhece a Kate numa festa, sente que se apaixonou a sério: tem a certeza de que serão felizes para sempre. Até que, seis meses depois, a Kate morre. Assim podia ter acabado esta história de amor. Mas a vida tinha outros planos.

A morte da Kate faz o Jack regressar ao passado, ao momento em que os dois se conheceram, dando-lhe uma oportunidade para a tentar a salvar. No entanto, ao fazer uma escolha que se revela fatal para outra pessoa, o Jack tem agora de perceber o que está disposto a fazer - e do que está disposto a abdicar - para salvar aqueles que ama.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!