, , , , , ,

Compilações: ''A list of cages'' e ''Uma Razão para respirar''

outubro 27, 2019 Mafi 0 Comments


É engraçado como às vezes estamos anos para ler um certo livro e no final acabamos por ler dois livros com conteúdo muito semelhante, quase a seguir um ao outro. Foi  o que aconteceu com estes dois livros: ''A list of cages'' que eu já tinha aqui para ler desde 2017 e ''Uma razão para respirar'' que só saiu agora em Portugal mas já foi editado em 2011. Li os dois no espaço de 3 semanas e por isso achei curioso esta coincidência dos livros serem tão parecidos. 

A List of Cages''A list of cages'' era um livro que eu já ouvia falar muito no youtube e portanto adquiri a minha cópia quando o encontrei a bom preço. É o primeiro livro desta autora e penso que até hoje ainda não editou mais nenhum livro. A autora é terapeuta e trabalhou com adolescentes e é bem evidente esse seu trabalho passado neste livro. Aqui os protagonistas são Adam e Julian mas a história foca-se mais em Julian. No passado chegaram a ser irmãos numa família adoptiva mas depois separaram-se porque Julian acabou por ir viver com o seu tio que reivindicou a custódia de Julian.
Passado um tempo eles reencontram-se e Adam começa a perceber que Julian sofre abusos em casa e tenta ajudá-lo embora Julian recuse a ser ajudado porque sabe que ainda só vai trazer mais problemas para ele. O livro tem situações muito pesadas e é importante referir que Julian só tem 14 anos ou seja ainda não está perto de maioridade ou de conseguir ser emancipado. Adam é o oposto e vai ser o seu ponto de abrigo. O livro é basicamente isto embora depois haja pequenas histórias paralelas com as personagens secundárias que são amigos e familiares de Adam. É um livro que se lê muito bem porque os capítulos são curtos mas eu achei a história pesada. Eu gostei da história e acredito que seja até uma realidade de muitas crianças e adolescentes mas não é um livro que propriamente recomende por ter algumas situações gráficas de abuso físico contra uma criança. 


48353176. sy475 ''Uma razão para respirar'' é o primeiro livro de uma trilogia que saiu agora pela Editorial Presença. Fui às cegas para este livro e na minha ideia pensava que era um romance adolescente. Não podia estar mais enganada. Se no livro acima temos um menino que sofre com o tio. Aqui temos uma rapariga que sofre com a tia. Depois de a mãe alcoólica a ter abandonado, Emma vai viver com os tios e os primos mas a sua vida não é nada fácil com uma tia controladora e má que não hesita em bater-lhe por tudo e por nada. A vida de Emma só melhora com a amizade de Sara, personagem que eu adorei e com Evan, o rapaz por quem Emma apaixona-se mas que não deixa ele entrar na sua complicada vida.
O livro trata de assuntos complicados como a negligência familiar e os maus tratos. Não sei se foi por ler este em português mas custou-me muito mais ler este do que o ''A list of cages'' embora ambos sejam livros difíceis. Uma coisa que ficou a faltar em ambos os livros é uma explicação para os tios serem como são mas como este livro é ainda o primeiro de uma trilogia espero que a vida da Carol (tia da Emma) seja explorado. 
Eu fiquei literalmente em choque com o final do livro, já há muito tempo que não ficava de boca aberta porque ainda faltava umas páginas para acabar e de repente dá-se o final! Acaba num momento de cortar a respiração e sinceramente não vou esperar até que a Presença lance cá os outros livros, porque fiquei mesmo com uma vontade enorme de ler o resto e sendo livros já tão antigos não faz sentido esperar para ler em português quando nem são novidades. 
Embora seja um romance young adult, trata de assuntos muito importantes que alguns adolescentes também passam e portanto recomendo a sua leitura.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!