, , ,

Opinião Histórica: "Um dia" de Morris Gleitzman

janeiro 28, 2019 Mafi 0 Comments


Já há muito tempo que não lia nenhum livro infanto-juvenil sobre o Holocausto ou a Segunda Guerra Mundial e como tinha ouvido falar muito bem desta série, decidi apostar nela. Actualmente existem apenas dois livros publicados em Portugal e o 3º está para breve. 
''Um dia'' é um livro muito curto, nem chega a 200 páginas e eu só não o li num dia porque já comecei tarde. Mas dois dias chegaram para ler este pequeno tesouro. 
A história é contada do ponto de vista de Felix, uma criança que vive num orfanato na Polónia. O que ele mais gosta é de ler e contar histórias. Vive no orfanato há 3 anos,à espera que os seus pais livreiros o venham buscar. Quando o orfanato é atacado por soldados nazis e Felix vê todos os livros queimados, pensa que a livraria do pais está em perigo e que tem de ajudá-los. Assim foge do orfanato e começa numa jornada para tentar chegar a casa. A forma como Felix nos conta a sua viagem até à sua casa é de uma ingenuidade enternecedora. Ele não compreende as mudanças que estão a acontecer e acha que Hitler é um homem bom porque foi o que lhe disseram. Pensa que tudo é uma brincadeira e apenas acha que os soldados só querem os livros dos judeus. Isto fez-me realmente pensar na quantidade de crianças que realmente desconheciam a verdade dos que estava a acontecer e do que estavam a viver. 
Gostei muito de como o enredo foi contado, é impossível não torcer para que as coisas corram bem para o Félix, tal é inocência que ele tem e no que ele acredita. No decorrer do livro vamos conhecendo mais crianças, em especial Zelda, que já tem uma ideia mais adulta do porquê dos nazis não gostarem dos judeus. 
É um livro que aconselho a uma faixa etária mais jovem, é uma boa introdução ao que foi o Holocausto e como é uma série de 5 ou 6 volumes, será interessante acompanhar o crescimento da narrativa e também do Félix e dos seus amigos. Para quem gostou do livro ''O rapaz do pijama às riscas'' vai também certamente gostar deste livro.


«Toda a gente merece ter alguma coisa boa na vida, pelo menos uma vez.»A vida de Felix Salinger não é nada fácil. Ele é judeu e vive num orfanato na Polónia dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial. Felix gosta de ler, escrever e contar histórias. Até que um dia, decide fugir para procurar os pais.
A determinação, inteligência e imaginação de Felix vão ajudá-lo a lidar com situações muito difíceis, no meio de nazis e cidadãos apavorados, e a encontrar pessoas maravilhosas, como a pequena Zelda e o velho Barney. Contada na primeira pessoa, por uma criança cheia de sonhos e muito inocente, esta emocionante história aborda a infância, a solidariedade, a amizade, a coragem e a esperança no meio do drama da guerra.
Um livro que nos toca, que não se esquece. Pode ser lido por várias gerações, que o vão entender, certamente, de forma diferente.

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!