, , ,

Opinião Young Adult; ''99 Dias'' de Katie Cotugno

setembro 25, 2017 Mafi 1 Comments



Já tinha ouvido falar desta autora há uns tempos mas nem foi devido a este livro mas como saiu este por cá, optei por ler já este ''99 Dias''.
Antes de o começar a ler, li 2 opiniões onde ambas referiam que o livro tinha um triângulo amoroso. Torci logo o nariz, porque estamos em 2017 e já não tenho muita paciência para ''ai que gosto de um mas também gosto de outro.'' Mas mordi a língua pois enganei-me.

Resumidamente, o livro conta a história de Molly, uma jovem que volta à sua antiga terra depois de um ano num colégio interno. Fugiu de uma terrível decisão que deixou muita gente magoada, inclusive o seu ex-namorado, Patrick.

Para além de Molly e de Patrick, temos aqui também o seu irmão Gabe e sim adivinharam, o triângulo amoroso é entre estes três jovens. Voltando à sua antiga cidade, volta também as suas antigas paixões mas também o sentimento de amizade que Molly tem para com estes dois rapazes e vice-versa. O problema é que eles são os dois irmãos, ela gosta dos dois, não querendo ferir (mais uma vez) os sentimentos de ninguém e além disso, um deles (Patrick) tem namorada.

Agora no Verão, Molly tem 99 dias para resolver os erros do passado sem cometer os mesmos no presente e lutar pelas suas amizades antes de voltar ao colégio para um novo ano lectivo.

Nunca tinha lido nada desta autora mas certamente irei ler mais algo dela, venham ou não a ser editados mais livros cá em Portugal. Adorei a escrita, o enredo e as personagens. Pode ser um cliché, porque é um adjectivo muito usado em opiniões mas a escrita da autora é mesmo cativante de se ler. Não me chegou a viciar no livro (ao ponto de só querer ler) mas sempre que pegava-lhe queria saber o que ia acontecer. 

A forma como a autora constrói e desconstrói o triângulo amoroso é interessante e de louvar. Já li inúmeros livros com triângulos amorosos onde as autoras não sabem resolver as coisas sem cair em alguns estereótipos. Por exemplo, aqui para além do nosso trio, o Patrick tem namorada, a Tess. Em qualquer outro livro que já tenha lido, a namorada de um dos protagonistas seria ou muito mais bonita que a Molly, ou muito mais inteligente, ou muito mais perfeita, ou então seria uma verdadeira cabra. Isto é algo usado constantemente pelos autores (mas mais autoras), para podermos torcer pelo casal que não está junto. Felizmente a autora aqui não segue esse cliché e mostra que a Tess é uma rapariga tão simples quanto a Molly e que ela também tem sentimentos e que também foi traída. 
A traição é outro assunto pelo qual eu não gosto muito de triângulos amorosos. Nem é tanto pelas indecisões de o/a protagonista, é mesmo o assunto da traição e de que há sempre alguém que vai sair magoado. E claro que também, na maioria dos casos este aspecto não é relevante e quase parece normal. Gostei de como a autora aqui mostrou que a culpa não foi só da Molly. Pelo menos duas pessoas traíram, incluindo o Patrick que já tinha namorado portanto não é só a Molly que é culpada, todos têm um pouco de culpa. Gostei disso. 

Para além de toda esta situação, há a relação da Molly com a mãe que não é das melhores e também gostei de ver como as duas tentam resolver os problemas entre elas. 

Basicamente gostei de tudo, tanto do enredo como das personagens. Percebe-se a evolução da protagonista ao longo do livro e o final apesar de ser triste - no sentido em que houve pessoas que ficaram magoadas - achei que foi um final realista. Nem mesmo nos livros, tudo acaba bem.

Fico à espera de mais livros desta autora mas por favor com um preço mais favorável (quase 19€ por um livro YA é um abuso). 


Autora bestseller do New York Times.
Molly Barlow cometeu um terrível erro, e o nome desse erro é Gabe. Conseguirá Molly ser perdoada e recuperar tudo o que perdeu? Serão 99 dias suficientes para corrigir todos os erros e recuperar a sua vida?
Young adult, romance contemporâneo ideal para o verão, com adaptação para série televisiva da MTV.


1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!