, , ,

Opinião Young-Adult: "A Seleção" de Kiera Cass

outubro 18, 2014 Mafi 3 Comments



Mal vi a capa de 'A Seleção' (algures em 2011) da autora Kiera Cass, fiquei logo interessada. Por amor de Deus, a capa é um espanto e a sinopse parecia interessante.

O livro é categorizado como uma distopia, ao estilo de 'Os jogos da fome'. Não sei quem é que decidiu isto porque de distopia tem muito pouco e apesar de a competição nos fazer lembrar um pouco os livros de Suzanne Collins e haver uma outra menção à fome que os estados mais pobres passam, este livro não chega nem aos pés de os Jogos da fome. 

Depois de algumas confusões com vários reviewers e autora/agente da autora - (para mais informações ver aqui) - o meu entusiasmo pelo livro foi diminuindo mas decidi que ia ler por mim mesma, e não deixar-me influenciar por nenhuma opinião.

No geral posso dizer que é uma boa leitura. Não é nada de espectacular e o livro tem muitas lacunas. A começar pelo world building que está muito, mas muito mal explorado. Está tão mal explicado que eu só a meio é que percebi o sistema de riqueza/pobreza, em que o 1 equivale a rico e o 9 equivale a uma pessoa pobre. Isto é talvez o único indício que é uma distopia, porque de resto a história poderia passar-se numa terra longínqua com Reis e príncipes do século XXI.

A história é bem explicada na sinopse, 35 raparigas são escolhidas para um concurso que se irá realizar aos olhos de todos, tipo reality-show onde o objectivo é conquistar o Príncipe e ser escolhida como Princesa. Conhecemos a protagonista, America Singer (a sério, não havia nome pior?!) que se recusa a entrar na competição, mas que acaba por ceder a pedido dos pais, pois cada moça que for, os papás recebem um cheque de modo a compensar a falta da filhota em casa E quanto mais tempo ela sobreviver à Seleção, mais dinheiro entra e assim podem subir de escalão (a família Singer são Fives/Cincos) portanto nem ricos nem pobres, estão ali pelo meio.
America, ou como é chamada Mer,também não acha muita piada à competição devido a ter um namoro com Aspen, que apesar de ser um fofo e de gostar dela, também a encoraja a conquistar o princípe porque seria o melhor para os dois (não sei onde, mas está bem...) Logo isto irritou.me, quer dizer, se gosta dela, não devia apoiá-la, devia lutar por ela (a não ser que ele se importe de ter um relacionamento a três) xD Outro aspecto me irritou foi haver um pouco de sexismo, como por exemplo: mal as 35 raparigas sejam escolhidas e estejam na competição pelo amor do príncipe Maxon, tem de fazer tudo o que ele quiser....if you know what I mean....

O resto do livro é a competição em si onde mal as raparigas chegam tem direito a uma makeover e o resto dos dias são passados entre aulas de boa etiqueta, história, política e claro passeios e jantares com o príncipe Maxon (que não demonstra ter grande personalidade).
À medida que ia avançando na leitura e faltavam poucas páginas para acabar e ainda estavam 20 raparigas na competição, comecei a adivinhar que a escolhida para princesa, não seria revelada neste primeiro volume. E não só acertei como o livro acaba com um cliffhanger daqueles que nos faz ansiar pelo próximo livro para saber que raio de decisão foi aquela por parte de America. 

No geral foi uma leitura bastante rápida, rápida demais até, pois mostra que o livro não tem assim grande conteúdo, mas como gostei da personalidade da protagonista (apesar de não perceber certas atitudes por parte dela)e quero ver como é que este triângulo amoroso vai acabar (Team Aspen!) o saldo deste primeiro volume é positivo e irei ler os próximos livros da trilogia.




The Selection by Kiera Cass



Título Original: The Selection
Edição: Outubro de 2014
ISBN: 9789897541230

3 comentários:

  1. já ouvi falar muito deste livro, e as capas são lindíssimas sem dúvida! Apesar de tudo estou curiosa :) Pode ser que seja publicado por cá ou que eu aprenda a fazer comprar no estrangeiro para mandar vir os livros xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm não sei se será publicado por cá. Eu acho que seria uma boa aposta, uma leitura perfeita para as miúdas adolescentes.

      ahaha ou fazes como eu, compras um aparelho e lês em ebook, se bem que com estas capas, os livros até podiam ser os piores de sempre, eu comprava. só pelas capas :P

      Eliminar
  2. Quero tanto ler este ebook, mas nem sei onde ele anda

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!