, , , , , , ,

Opinião Sobrenatural: "Férias Malditas" de Vários

julho 30, 2013 Inês Santos 0 Comments


Não o li nas férias, será que foi a falta de relaxamento que estas proporcionam que diminuiu o meu apreço por esta colectânea de contos fantásticos?
Férias MalditasConfesso que o comprei, a ele e aos outros dois semelhantes, por impulso, visto que as capas e os nomes e os autores(as) são tão cativantes, mas neste livro, até agora o único que li, só conhecia a obra de duas autoras: Cassandra Clare e Claudia Gray.
Curiosamente o texto que mais gostei foi da Sarah Mlynowski, O Cruzeiro, não sei se foi por ser o primeiro, mas a história é a que está melhor preparada e que tem mais humor, misturado com suspense e mistério. Claudia Gray também não me desiludiu, apesar de ter esperado um final diferente.
A Lei dos Suspeitos, o conto de Maureen Johnson, é o que tem a ideia mais original. Ela daqui podia criar algo muito mais desenvolvido e produtivo.
Todos os contos estão mais ou menos no mesmo patamar, tendo todos o mesmo ponto em comum: nunca consegues imaginar como aquilo tudo vai acabar, mas cada um tem a sua característica mais forte: O Cruzeiro tem o humor como já referi e o melhor final, Não Gosto da Tua Namorada (Claudia Gray) tem a melhor temática, A Lei dos Suspeitos tem a melhor ideia base, A Casa dos Espelhos (Cassandra Clare) tem a melhor referência ao tema geral do livro e Não Há Lugares Seguros (Libba Bray) é o melhor thriller.
É uma leitura leve, não só pelo tipo de escrita, mas porque são histórias condensadas, com desfechos e acontecimentos rápidos. Além disso todo o suspense em volta das personagens e toda a curiosidade e dúvida que nos transmitem em relação ao final fazem-nos devorar cada uma para descobrir se as nossas suspeitas estão certas ou não.
Penso que este livro acaba por ser um bónus das nossas escritoras preferidas e que seguimos tão de perto (como a Cassandra Clara e a Claudia Gray, no meu caso), mas que não é uma obra inesquecível.

Nesta obra indispensável, cinco das autoras mais brilhantes da actualidade contam as histórias sobrenaturais de férias que deram para o torto. Perder a bagagem não é mais que relativamente desagradável quando comparado com dormir em casa de uma bruxa azedada. E um escaldão pode causar dores e embaraço, mas nem sempre dura mais que uma maldição. Claro que, mesmo nas circunstâncias mais horripilantes, o amor pode vingar…
De inocentes e divertidos a sinistros e aterradores, qualquer um pode encontrar nestes contos algo que lhe agrade. Quando chegarem as férias, ninguém vai, com toda a certeza, deixar este livro em casa.

Vacations from Hell


Título Original - Vacations from Hell
Edição - 2010
ISBN - 9789722521666




0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!