, , ,

Opinião Suspense: ''Tenho de Saber'' de Karen Cleveland

julho 13, 2018 Mafi 0 Comments



Este ano a Planeta tem apostado não só em novas autoras, como também em novos géneros de thrillers, tanto psicológicos como de espionagem como é o caso deste. 
Nada a ver com a história mas os kits que têm acompanhado estes policiais, com adereços e informações relacionadas com o livro, só aguçam ainda mais o apetite em lê-los. 

Digo-vos já que se não tivesse começado a ler este livro em vésperas de uma viagem, tinha de certeza lido-o num dia, pois é viciante. 
40036428
Não foram muitas as obras de espionagem que já me passaram pelas mãos e talvez por isso, por ser ainda um género novidade, gostei tanto. 
Temos Vivian Miller, que é uma agente que trabalha na CIA e tem como principal tarefa desvendar e desmantelar células de inimigos russos que estão dentro de território americano. Ora tudo muda, quando um dia consegue aceder ao computador de um agente russo e descobre uma fotografia do seu marido como um potencial espião russo passando-se por um cidadão americano comum. 
Embora a sinopse spoile um bocadinho o início do livro, penso que também ajude a ganhar curiosidade em ler o livro. 

A autora trabalhou na CIA portanto penso que o que está escrito no livro é nada mais do que a realidade de trabalhar numa agência secreta com protocolos e procedimentos regidos pelo sigilo. A escrita é muito simples e com base nos diálogos, portanto lê-se muito bem e a autora consegue ter sempre uma ponte entre o fim de um capítulo e início de outro que nos deixa sempre com vontade de ''tenho de saber mais''. 

Tal como a nossa protagonista, ficamos com muitas dúvidas se Matt - o marido - está a mentir ou a dizer a verdade. O final revela um pouco mais da personalidade de Matt e também de outra personagem que para mim, nunca me enganou e que desconfiei desde sempre. 

O ponto forte do livro é a autora escrever com conhecimento e também por a Vivian ser um espelho da autora (quase de certeza). Eu nem conheço a autora, mas pela forma como o livro está escrito, não duvidaria que temos alguma personalidade de Karen Cleveland em Vivian Miller. 

Embora seja um livro de espionagem passa muito a mensagem de ir até ao fim do mundo pela nossa família, por aquilo que acreditamos, por aqueles que amamos. Mesmo que seja ir contra o que jurámos defender anteriormente. É um bom thriller para quem quer iniciar-se dentro deste género e por isso recomendo! 


Vivian Miller (Viv) é uma dedicada analista de contraespionagem que tem por missão descobrir os chefes das células de agentes «adormecidos» a operar nos Estados Unidos. Prestes a alcançar uma promoção de que muito necessita, criou um sistema para identificar os agentes russos que levam uma existência aparentemente normal à vista de toda a gente.
A vida de Viv parece perfeita. Tem um excelente trabalho na CIA e um marido amoroso, Matt. Na CIA cria algoritmos para identificar e desmantelar as organizações russas que se tentam infiltrar no país. Um dos algoritmos permite-lhe encontrar um homem de nome Yury, que a CIA acredita ser um manipulador. Através dele esperam encontrar os cinco agentes que controla. Viv entra no computador de Yury e, fica surpreendida por não encontrar documentos encriptados, como pensava e em vez disso encontra uma pasta de nome Amigos com grande facilidade.
Viv fica em êxtase, pensando que por fim encontrou os cinco agentes. Mas de súbito enquanto olha para as fotografias que a pasta contém, o coração cai-lhe aos pés quando vê uma fotografia do seu marido Matt. Decide interrogá-lo antes de reportar a descoberta à chefia, mas pensa que deve ser um erro a fotografia do marido naquela pasta. Quando o confronta, ele choca-a ao assumir que trabalha para a Rússia há vinte e dois anos.
Vivian jurou defender o seu país contra todos os inimigos, tanto externos como internos. Mas agora deparam-se-lhe escolhas impossíveis. Dilacerada entre a lealdade e a denúncia, a fidelidade e a traição, o amor e a suspeita, em quem poderá confiar?

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!