, , ,

Opinião Contemporânea: ''O Jardim das Memórias'' de Amy Hatvany

janeiro 24, 2018 Mafi 0 Comments


Este é o primeiro de três livros da autora que tenho por ler e como foi o primeiro a ser publicado cá, decidi estrear-me na escrita de Amy Hatvany com ''O Jardim das Memórias''. 
A capa diz-nos que Amy Hatvany é a nova Jodi Picoult. Ora esta citação que está entre aspas mas sem fonte não me disse nada, porque não achei o estilo das autoras semelhante. Jodi Picoult tem sempre temas polémicos nos seus livros, fazem-nos pensar e muitas vezes, sentimos-nos em dúvida sobre o correcto e o incorrecto. Aqui, isso não acontece. Mas pronto tirando estas comparações que são sempre um pouco dúbias, eu gostei do livro. 

21858614Tudo o que o livro promete, ele consegue cumprir mas não sei...não o achei tão bom como toda a gente. É um bom drama familiar, toca em muitos assuntos sensíveis, como as doenças mentais, a pobreza, os sem-abrigo, a dependência do álcool para afastar os problemas mas mesmo assim o livro não conseguiu emocionar-me. 

A história divide-se entre o passado e o presente. No passado temos Eden ainda em criança, que começa a perceber que o pai que tanto adora, não consegue enfrentar os seus próprios demónios e as suas depressões. Assistindo a uma tentativa de suicídio que não só a traumatizou mas fez com que ficasse separada do pai, no presente temos Eden em busca do seu paradeiro. 

Achei que o desenvolvimento de toda a procura do pai pelos centros de sem abrigo foi muito longo e depois quando realmente dá-se o encontro, não senti grande emoção. Talvez era mesmo esse o objectivo da autora, não sei. Curiosamente, gostei mais da parte do pós-encontro. Foi interessante ver a relação entre pai e filha depois de 20 anos de separação. Neste caso foi curioso ver os sentimentos da Eden em conflito. Agora que tinha encontrado o pai e alcançado o seu objectivo, as dúvidas de conhecer verdadeiramente o pai continuavam a persegui-la, tal como em criança. 

À parte desta história, o livro é bom e gostei especialmente da parte do ''Jardim da Eden'' e daí o título em português. O romance entre a Eden e o Jack foi bonito de se ler mas achei o Jack um pouco perfeito demais. Outras personagens que gostei foi o Bryce e a Georgia e tive pena de não ter havido mais destaque mas entendo que o assunto principal era o encontro com o pai.

É um livro que até doseia bem o romance com o drama e tem rasgos de comédia mas não me tocou como pensava que faria. Ainda tenho mais dois livros desta autora por ler e portanto espero que sejam melhores leituras. Contudo é um romance que aconselho sem dúvida. 

Quando Eden tinha dez anos, encontrou o pai, David, caído no chão da casa de banho. A tentativa de suicídio conduziu ao divórcio dos pais e David desapareceu quase por completo da sua vida.Vinte anos depois, Eden é uma chef bem-sucedida, mas após uma série de relacionamentos românticos falhados percebe que é tempo de procurar o pai, que se encontra a viver na rua, para poder perdoá-lo e seguir em frente.A sua busca leva-a até um albergue para sem-abrigo e até Jack Baker, o diretor. Jack convence Eden a fazer trabalho de voluntariado no albergue e, em troca, ajuda-a na sua busca. À medida que Eden e Jack se apaixonam e a sua procura os aproxima de David, Eden vê-se obrigada a enfrentar as suas verdadeiras emoções e a dolorosa pergunta acerca do pai: será que depois de todos aqueles anos ele quer mesmo ser encontrado?Enquanto Eden não fizer as pazes com o passado, jamais será capaz de abraçar o futuro…


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!