, ,

Opinião Young-Adult: "Trouble" de Non Pratt

julho 03, 2016 Mafi 0 Comments




Por vezes há livros que não precisam de grandes floreados para se tornarem favoritos. Não precisam de um grande enredo, de uma grande complexidade das personagens ou um grande assunto para ser debatido ao longo das páginas desse mesmo livro. Por vezes só precisam realmente que passem uma mensagem e "Trouble" é o exemplo disso.

Comprei este livro e li-o porque li em muitas reviews que era parecido com "Eleanor&Park" da famosa Rainbow Rowell e tendo já lido os dois livros mencionados posso dizer que realmente encontram-se algumas semelhanças entre estes dois livros. 

Non Pratt criou duas personagens normalíssimas - a Hannah e o Aaron - mas moldou-as em algo tão especial e tão único que, embora haja outras personagens ao longo do livro, a nossa atenção centra-se só nos dois amigos.

18138917"Trouble" toca num assunto importante, a gravidez na adolescência mas por trás desse foco, acaba por ir picando tantos outros temas que acredito que vários adolescentes irão identificar. O que mais me chamou a atenção é a autora mostrar como hoje em dia a adolescência é muito precoce e a verdade é que, quem é que actualmente não vê jovens de 12/13 anos já todas produzidas, prontas para sair à noite? Embora a Hannah seja um pouco mais velha (não muito mais) é interessante como Pratt toca neste assunto e desenvolve-o para lá das primeiras saídas à noite, ou seja explora a descoberta das primeiras relações sexuais, dos primeiros namoros e de como, na mais pura ingenuidade, os acidentes acontecem.

No caso da Hannah, e sem querer soltar o mais spoiler do livro, nem posso concordar que tenha sido um acidente porque ambos estavam de plena consciência do que estavam a fazer mas percebe-se bem a mensagem que a autora quer transmitir com o livro.
Outro ponto de destaque é a sede de liderança e a hierarquia que vivem os liceus americanos. Claro que esta realidade não pode ser adaptada às nossas escola secundária (acho eu, já saí da escola quase há 10 anos...) mas muitas das acções que vemos neste livro são pura e simplesmente bullying e claro muita estupidez junta. E sei que alguns destes casos que acontecem no livro também devem acontecer por cá, embora em proporções diferentes. É quase fascinante ver o que se faz para ser-se popular ou deitar baixo alguém para nos fazer sentir melhor, O ser humanos é um ser sem escrúpulos.

Não podia deixar de falar do Aaron, esse doce de moço que até queria um para mim, mesmo com menos 10 anos que eu! Foi interessante ver como ele adaptava-se à nova escola e embora quisesse ser aceite pelos populares da escola também não se deixava influenciar, ou seja era amigo de quem quisesse ser amigo dele genuinamente. A relação que el teve com a Hannah foi tão bonita, tão pura...adorei estes dois. Não estava nada à espera de saber o real motivo de ele ter  mudado de escola, até foi um choque porque ao longo do livro estávamos habituados a ver que a Hannah é que era a problemática e o Aaron o seu "lado melhor" mas no fim descobrimos que ele também tinha os seus problemas, Adorei as conversas que o Aaron tinha com o velhote do lar. 

Infelizmente este livro anda não se encontra traduzido cá, o que é uma pena mas até para quem queira começar a ler em inglês é um óptimo começo. "Trouble" é sem dúvida um dos romances YA mais bonitos e realistas que já li.


In this dazzling debut novel, a pregnant teen learns the meaning of friendship—from the boy who pretends to be her baby’s father.
When the entire high school finds out that Hannah Shepard is pregnant via her ex-best friend, she has a full-on meltdown in her backyard. The one witness (besides the rest of the world): Aaron Tyler, a transfer student and the only boy who doesn’t seem to want to get into Hannah’s pants. Confused and scared, Hannah needs someone to be on her side. Wishing to make up for his own past mistakes, Aaron does the unthinkable and offers to pretend to be the father of Hannah’s unborn baby. Even more unbelievable, Hannah hears herself saying “yes.”
Told in alternating perspectives between Hannah and Aaron, Trouble is the story of two teenagers helping each other to move forward in the wake of tragedy and devastating choices. As you read about their year of loss, regret, and hope, you’ll remember your first, real best friend—and how they were like a first love

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!