, , ,

Opinião Contemporânea: "Um Erro Inocente" de Dorothy Koomson

fevereiro 23, 2013 Inês Santos 0 Comments


Comecemos pelo titulo. Nem sempre a escolha deste é fácil, principalmente quando se insiste em não adoptar a tradução do original, mas ao contrário do que aconteceu com o The Cupid Effect (em Portugal, O Amor Está no Ar), Um Erro Inocente acabou por despertar muito mais a atenção e ser muito mais agradável que a tradução de The Ice-Cream Girls.

A capa por sua vez, já minha conhecida da versão original, não desiludiu em nada. A predominância de cores suaves e alegres traz-nos à lembrança... gelados!
Para quem já leu todos os livros da autora e mais uns extras, as expectativas para os próximos livros são sempre elevadas. Neste caso, em meados do primeiro capítulo já me encontrava rendida. O sentido de humor (conseguido através do Con), o suspense em volta do assassino, a raiva, a tristeza, a culpa, o segredo... tudo sentimentos e emoções tão bem transmitidos pela Dorothy, que são ainda mais sentidos quando sabemos que ela se baseia em factos verídicos.
Preparem-se para emoções fortes que nos apertam o coração e humedecem os olhos!
Confesso que sob influência da sociedade e até dos livros anteriores da escritora, atribui erradamente os nomes às respectivas personagens. Mas é nesse ponto que ela nos surpreende mais uma vez. Muitos vão torcer mais por uma que por outra, mas ao longo do livro, as descrições, os acontecimentos, vão-nos fazendo mudar de ideias e de lado.
Engraçado como identifiquei muitas vezes a personagem Selena com a própria autora, principalmente nas cenas iniciais.
Para os mais atentos o fim não vai ser surpresa, mas a maneira como a Dorothy Koomson o expõe é sem dúvida diferente e original.

Durante a adolescência, Poppy Carlisle e Serena Gorringe foram as únicas testemunhas de um trágico acontecimento. Entre aceso debate público, as duas glamorosas adolescentes viram-se a braços com os tribunais e foram apelidadas pela imprensa de "As Meninas do Gelado".
Anos mais tarde, tendo seguido percursos de vida muito diferentes, Poppy está decidida a trazer ao de cima a verdade sobre o que realmente sucedeu, enquanto Serena, esposa e mãe de dois filhos, não pretende que ninguém do presente desvende o seu passado. Mas é impossível enterrar alguns segredos - e se o seu for revelado, a vida de ambas voltará a transformar-se num inferno...
Emocionante e enternecedora, esta história fará com que nos perguntemos se alguma vez poderemos conhecer verdadeiramente aqueles que amamos.

Título Original - The Ice-Cream Girls
Edição - Setembro 2010
ISBN - 9789720041005

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!