, , ,

Opinião Suspense: ''Anatomia de um Escândalo'' de Sarah Vaughan

março 06, 2018 Mafi 0 Comments




''Anatomia de um escândalo'' que é a grande aposta da Topseller para este semestre, é a estreia desta autora em Portugal embora já seja a sua terceira obra publicada. 

Quem ler a sinopse e para quem anda minimamente por dentro dos movimentos sociais que tem ocorrido nos últimos tempos, irá de certeza concordar que este é um livro actual e que bebe dos escândalos sexuais que tem sido denunciados neste ano que findou. 

38617967Dividido em capítulos que nos apresentam as principais personagens, vemos também que a acção segue duas linhas temporais. Começa em 2016 e vai até ao futuro (finais de 2018) intercalando com alguns capítulos dos anos noventa, centrando-se na juventude nos nossos protagonistas.
A figura principal é Kate, a advogada de acusação de James, o arguido. Temos ainda outro vértice neste triângulo, que é a Sophie, mulher de James. 

Penso que seja importante clarificar que este não é um thriller psicológico mas pelo que aporei é um thriller jurídico e familiar. Ainda sou nova neste mundo dos thrillers e se calhar até foi por isso que gostei tanto do enredo: pela sua diferença. 

A leitura é viciante e tendo a autora já experiência em jornalismo, nota-se que pelo menos sabe escrever de uma maneira que vicie o leitor em continuar a ler, recorrendo a duas simples técnicas de que sou apreciadora: pôr em dúvida o leitor da inocência de James em relação à violação de Olivia e terminar os capítulos com pequenos cliffhangers  até mesmo no meio de algum acontecimento importante. 

Tirando estas técnicas, a obra triunfa com a narração em vários pontos de vista e com pequenas reviravoltas que foram-me deixando bastante entusiasmada com o enredo. Gostei muito da Kate, achei a personagem muito forte mas penso que aqui o grande exemplo de coração será o de Sophie, embora nem consiga explicar bem porquê. É uma personagem que ao principio pode parecer que tem pouco impacto no livro, mas quando chegamos as páginas finais, percebemos que tem mais presença do que pensamos. Gosto muito de personagens assim, que começam a trama com pouca significância, mas vão ganhando espaço ao longo do livro e acabam por perceber que têm poder de ''agitar as águas''.

Compreendo perfeitamente que muitos não irão gostar do desfecho do caso e do final. Não há nenhum plot twist gigante nem nenhuma surpresa grande mas eu gostei. Achei real. Achei que é algo que podia perfeitamente acontecer e mostra bem que nem sempre a justiça é feita, pelo menos da maneira como queremos.

''Anatomia de um Escândalo'' foge ao padrão tradicional dos thrillers que são lançados mas nem por isso deixa de ter mérito e de ser tão thrilling.



James Whitehouse é um bom pai, um marido dedicado e uma figura pública carismática e bem-sucedida. Um dia, é acusado de violação por uma colaboradora próxima. Sophie, a sua esposa, está convencida de que ele é inocente e procura desesperadamente proteger a sua família das mentiras que ameaçam arruinar-lhes a vida.
Será que é sempre interpretada da mesma forma?
Kate Woodcroft é a advogada de acusação. Ela sabe que no tribunal vence quem apresentar os melhores argumentos, e não necessariamente quem é inocente. Ainda assim, está certa de que James é culpado e tudo fará para o condenar.
De que lado estará a verdade?
Será James vítima de um infeliz mal-entendido ou o autor de um sórdido crime? E estará a razão do lado de Sophie ou de Kate? Este escândalo — que irá forçar Sophie a reavaliar o seu casamento e Kate a enfrentar os seus demónios — deixará marcas na vida de todos eles. 


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!