, , ,

Opinião Young Adult: ''It's kind of a funny story'' de Ned Vizzini

setembro 04, 2017 Mafi 0 Comments




Este já era um livro que eu queria ler há muito tempo, arrisco mesmo há mais de 5 anos. O livro saiu em 2006 portanto já há muito tempo que ouvia falar dele e inclusive tem uma adaptação cinematográfica.

248704O livro apresenta-nos ao Craig, um rapaz de 15 anos que sempre foi muito bom aluno e sempre teve o objectivo de entrar uma escola muito prestigiada de Manhattan. Com o seu objectivo concretizado, depressa percebe que o nível de exigência da escola é demasiado puxado e que não consegue aguentar a pressão, entrando num estado de depressão. Com a ajuda de uma terapeuta, Craig começa a ser medicado e pensando que já está bem, faz algo que nunca deve ser feito, deixa de tomar a medicação e obviamente tem uma recaída. Com o único pensamento de se suicidar, devido a uma série de acontecimentos, acaba por ligar para uma linha de prevenção de suicídio e por iniciativa própria dá entrada num hospital psiquiátrico.

Este livro passa várias mensagens importantes. A primeira e aquela que sobressai mais é de não julgarmos ninguém que tenha depressão e nem os seus motivos. A depressão tanto pode atingir jovens de 15 anos - como o nosso protagonista - assim como pessoas de meia idade.Outra coisa que me chamou a atenção foi o comportamento do Craig em relação à escola e aos altos objectivos que tinha para consigo próprio. Eu acredito que somos capazes de tudo mas também acredito que temos um limite e que às vezes não conseguimos dar mais por muito que queiramos, e acho que não devemos ultrapassar essa barreira porque  depois as consequências podem não ser as melhores, chegando ao patamar de criarmos dependências com medicamentos, álcool e drogas. Aqui o Craig não chega a esse ponto (porque procurou ajuda) e essa é outra mensagem também a reter neste livro: nunca ninguém está sozinho, há sempre linhas ou grupos de apoio que ajudam nestes casos.
Eu antes era muito ansiosa mas com o tempo tenho conseguido controlar este aspecto, principalmente o de sofrer por antecipação que é uma coisa terrível. 

Apesar do tema interessante o que me fez desgostar do livro foi mesmo a escrita que achei um pouco chata e o restante núcleo de personagens do hospital que não gostei muito. Os amigos do Craig e até mesmo os pais até foram interessantes de se ler mas só até certa parte. 

Gostei bastante do final mas tendo em conta que o livro é meio biográfico e que o autor suicidou-se há uns anos, chega até a ser irónico.

Não foi um mau livro, gostei do tema e se sofrerem de ansiedade é um livro que aconselho. Apenas dei 3 estrelas porque por mais que o tema seja interessante, a escrita e as personagens não me cativaram. 

Ainda não tive oportunidade de ver o filme mas já me disseram que é diferente, talvez goste mais do que do livro.


Ambitious New York City teenager Craig Gilner is determined to succeed at life - which means getting into the right high school to get into the right job. But once Craig aces his way into Manhattan's Executive Pre-Professional High School, the pressure becomes unbearable. He stops eating and sleeping until, one night, he nearly kills himself.
Craig's suicidal episode gets him checked into a mental hospital, where his new neighbors include a transsexual sex addict, a girl who has scarred her own face with scissors, and the self-elected President Armelio. There, Craig is finally able to confront the sources of his anxiety.
Ned Vizzini, who himself spent time in a psychiatric hospital, has created a remarkably moving tale about the sometimes unexpected road to happiness.


 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!