, , ,

Opinião Histórica: "Aposta Indecente" de Matilda Wright

julho 07, 2013 Mafi 2 Comments


Estamos em Paris e em 1854. Abundam os bailes, as festas, os casamentos arranjados, mas também os jogos e as partidas de apostas, e é mesmo uma aposta, nada inocente que faz com que o caminho de Catherine Duvernois se cruze com o de Louis de Villaclaire. Rico em descrições da aristocracia do século XIX, "Aposta Indecente" promete-nos um romance leve e arrebatador. Confesso que, não tendo uma premissa original, gostei bastante de ler este livrinho. Principalmente porque baseando-me em algumas informações da autora, este livro foi escrito há mais de 20 anos, e acreditando que a autora seja portuguesa até acho que o livro denota alguma qualidade, principalmente na escrita delicada e cuidada da autora. 

Aposta IndecenteO enredo principal acaba por ser o relacionamento de Catherine com Louis embora tenhamos em plano de fundo a história de Blanche Belfort, que anseia casar com o marquês a tudo o custo. Acho que foi bem divertido ver os planos de mãe e filha a irem por água abaixo. Personagens verdadeiramente desprezíveis, mostraram toda a mesquinhez que naquela altura corria pelas famílias falidas que desesperavam para manter as aparências de uma vida de luxo e riqueza. Apesar de ter gostado desta história paralela, acho que esta narrativa acabou por tirar a atenção à história central: o romance entre Catherine e Louis fazendo com que haja muitos poucos momentos de amor e paixão entre os dois protagonistas. Um ponto negativo para um género onde uns dos pilares centrais é o romance. Conquanto, apesar da subtileza e do toque descontraído e até um pouco apressado, o livro no geral agradou-me bastante. 

A autora soube retratar fielmente alguns hábitos e costumes daquela época e como já referido, o único ponto negativo que aponto foi o romance apresentado, tenho pena pois foi uma leitura bastante positiva. Recomendo. 





Edição: 2010
ISBN:  9789722047760


2 comentários:

  1. Tenho uma prenda para ti :)

    http://saboreiaoslivros.blogspot.pt/2013/07/selos.html

    ResponderEliminar
  2. Uma estória emocionante e cheia de reviravoltas. Amei conhecer os personagens e vou amar ler este livro.
    Vamos comecar? http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Aposta-Indecente
    (uma ajudinha, vá)

    bjs

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!