, ,

Opinião Contemporânea: "A História de um Sonho" de Arthur Schnitzler

julho 09, 2013 Inês Santos 0 Comments


Visto que li a versão da Biblioteca de Verão do JN e não sei se a minha opinião não será injusta, por isso espero que tenham em atenção este aspecto.
Este conto, que retrata um período de tempo da vida de Fridolin, mostrou ser algo oco. Este texto não tem grande conteúdo e baseia-se apenas numa personalidade infantil de um adulto, em que só porque a mulher Albertine lhe contou que teve um sonho erótico com outro homem, Fridolin vai procurar aventuras deste género fora do seu casamento. Além de não o conseguir, e durante essa procura se mostrar fraco, demasiado curioso e que não ama assim tanto a sua mulher, tendo pensado mais que uma vez em terminar o seu casamento, o final surge demasiado risonho e vago para este casal.
Tudo me parece demasiado fantasiado, o que me levou a crer que no final se iria revelar um sonho, mas Arthur conta uma história "real".
A escrita é bastante eloquente e gostei dos diálogos. Também gostei da cena da mansão das máscaras logo no inicio, mas esta não compensou o restante texto.

Começa o romance com uma conversa entre o jovem médico Fridoline e a sua mulher Albertine, depois de um baile de carnaval, onde pequenas "aventuras", à primeira vista inofensivas, acabaram por despertar em ambos o ciúme. Palavra puxa palavra, a curiosidade sobe, tal como a dúvida e o ciúme, e desperta o desejo de vingança. Fridolin sai à procura de qualquer coisa e vai-se cruzando com figuras femininas que lhe despertam o desejo, terminando numa espécie de bacanal ou celebração erótica, cuja percepção lhe escapa. Por seu lado, Albertine tem um sonho em que é possuída por outro homem e onde o marido é cruxificado, o que ela observa com grande felicidade. Aquela "noite irreal" e este "sonho real" fazem tremer a relação de ambos, fragilizando-a, e fragilizando-os, tornando-os mesmo "inimigos".

Dream Story


Título Original - Dream Story
Edição -
ISBN - 9780141182247




0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!