, , ,

Opinião Contemporânea: ''O que fica somos nós'' de Jill Santopolo

junho 25, 2018 Mafi 0 Comments


Habitualmente gosto muito de livros com este tipo de narrativas. Ou seja livros onde o nosso casal conhece-se, separa-se e ao longo de vários anos vamos conhecendo as suas vidas paralelas um ao outro, ao mesmo tempo que por vezes o destino junta-os e separa-os novamente.
Eu adoro ler este tipo de livros porque faz-me pensar muito sobre escolhas de vida e principalmente no destino e se nada é ao acaso ou se afinal até há coincidências. 

40219964Lucy e Gabe conhecem-se na manhã do 11 de Setembro de 2001, precisamente no momento em os aviões colidem com as Torres Gémeas do World Trade Center. Tal como este acontecimento chocou o mundo, choca também a vida de Lucy e Gabe, ao ponto de a partir daí decidirem que querem fazer algo importante não só com a sua vida mas também com o mundo que os rodeia. Ambos querem ficar juntos mas sabem que as escolhas que irão fazer, também irão determinar o caminho que irão seguir, pois os dois querem coisas diferentes. Separam-se e o encontro seguinte dá-se só um ano depois mas a vida quer que ambos tomem caminhos alternativos e quando Gabe é enviado para o Oriente Médio como fotojornalista, sabem que dificilmente irão conseguir estar juntos.

Ao longo do resto do livro, vamos acompanhando a vida de Gabe e Lucy durante quase 13 anos. Lucy encontra alguém que lhe dá estabilidade e embora não siga a sua carreira como sempre sonhou, gosta do marido e vive para os filhos. Gabe atinge o sucesso com a sua profissão e viaja pelo mundo mas nunca esquece Lucy. 
O caminho dos dois cruza-se e afasta-se durante estes anos todos e ambos sabem que há muitas questões que ficaram por responder e atitudes difíceis que ficaram por tomar. 

Acho que o que mais gosto neste tipo de livros é a reflexão pessoal que consigo tirar deles. Sou uma pessoa que por vezes debate-se muito se tomei a atitude certa e se as consequências que vieram após essa decisão foram benéficas ou não. Acredito cada vez mais que nada acontece por acaso e tudo tem um fim mas também acredito que nós temos muita mão nas nossas escolhas e que é a partir delas que o nosso caminho é traçado. 
Com este livro reflecti que não é errado querermos focar por exemplo na nossa carreira em detrimento da nossa vida pessoal. Toda a gente tem objectivos diferentes e não devemos ser rotulados de egoístas só porque priorizamos o trabalho ou a família. Gostei imenso das escolhas que a Lucy fez, embora talvez não fossem as mais correctas ou as escolhas certas que o seu coração dizia para fazer. Há que pensar e não tomar atitudes impulsivas que possam prejudicar o que temos e o que está à nossa volta no futuro. 

Um livro intenso, emotivo, reflectivo que aconselho a quem gostei deste tipo de leitura. Sei que há leitores que não gostam de livros que se passem durante muitos anos mas este é um livro onde sentimos claramente a evolução das personagens e conseguimos aprender com os seus erros e decisões e tirar algo de importante para nós próprios. 


Numa luminosa manhã de fim de Verão, Lucy e Gabe encontram-se na universidade, em Nova Iorque, e apaixonam-se. Parece o começo de uma história como muitas outras, mas estamos a 11 de Setembro de 2001 e, enquanto a cidade está envolta em poeira e detritos, eles beijam-se e trocam promessas. Assumem que têm de encontrar um significado para as suas vidas, tirar proveito delas, deixar uma marca. Jovens e apaixonados, parecem ter o mundo a seus pés. Inesperadamente, os seus sonhos acabam por os separar. Gabe aceita trabalhar como repórter fotográfico no Médio Oriente e Lucy decide continuar a sua carreira em Nova Iorque.
Treze anos depois, Lucy está numa encruzilhada. Sente a necessidade de revisitar as épocas fundamentais do seu relacionamento com Gabe, marcado por escolhas que os conduziram por diferentes caminhos, ao longo de diferentes vidas. Escolhas que, no entanto, nunca romperam o vínculo profundo que os une. Então, é chegado o momento, naquele dia... Lucy mantém um último segredo, e é hora de o revelar a Gabe.
Todas as suas opções os conduziram até ali. Agora, uma última decidirá o seu futuro.

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!