, , , ,

Opinião Suspense: "Sangue na Neve" de Jo Nesbo

maio 05, 2018 Inês Santos 0 Comments




Blood on Snow #1

Sangue na Neve, um livro bastante curto e fino, inclui a história de como um assassino pode ser bonzinho. E é isto.
Ao contrário de todos os que leram e adoraram, eu li e terminei com uma sensação de insatisfação, igual a quando só me deixam tirar um pedaço de mousse de chocolate com uma colher de café. As expectativas deviam ser enormes e se calhar nunca devia ter começado por um livro que mais parece um conto. Estava entusiasmada em conhecer uma obra de um autor tão famoso pelos seus thrillers e suspenses, algo norueguês e sangrento. Ora, foi norueguês e sangrento, foi descritivo, foi gráfico, tem imensa acção, mas faltou, a meu ver, aquelas reviravoltas e aquelas surpresas que nos fazem pensar como é que podemos estar tão distraídos para não apanharmos aquela dica do autor.
O final é algo estranho, em que fiquei um pouco baralhada e só depois é que percebi. Mas todo o resto, lido anteriormente foi bastante óbvio. Apesar das descrições das mortes, das traições, foi tudo até um pouco monótono, ou então fui eu que não estava no "mood" para um suspense tão calmo. Olav, apesar de se apresentar como disléxico, acaba por provar que isso não interfere com o seu QI, mas os seus constantes pensamentos e desvaneios acabaram por encher a obra de material que me fez perder um pouco o interesse.
As personagem femininas que aparecem são todas muito fracas a nível de acções e personalidades, e talvez tenha sido um factor de desagrado. Será que sou feminista? Este factor de facto pesa sempre muito, até indirectamente, no meu interesse pela leitura.
Apesar de tudo gostei das descrições, do cenário da neve e de um país que não conheço, mas que gostava de conhecer, na inclusão de duas máfias e do tráfico de mulheres e droga. Não é, portanto, uma obra vazia, já que o personagem principal inclui bastantes curiosidades de cultura geral bastante interessantes, mas a mim não me encheu as medidas e agora estou um pouco reticente em ler outra obra de Jo Nesbo.

Olav é um assassino contratado, mas tem uma vida solitária e tranquila. Quando o que se faz na vida é matar o próximo, não é fácil fazer amigos, mas sem ninguém a quem se afeiçoar ou prestar contas, os dias também decorrem sem problemas. Só que o quotidiano de Olav complica-se ao conhecer a mulher dos seus sonhos.
Apaixonar-se por alguém já é por si só uma situação desafiante, mas há duas outras particularidades que fazem desta mulher um vendaval na sua rotina: é casada com o seu chefe. E este acaba de o contratar para a matar.
Como é que Olav irá gerir a situação?
Será que vai conseguir enganar um dos mais temíveis criminosos do país?

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!