, , ,

Opinião Young-Adult: ''Mil Vezes Adeus'' de John Green

dezembro 14, 2017 Mafi 0 Comments



Depois de seis anos sem publicar nada, John Green volta com um novo título e após alguma indecisão da minha parte, lá resolvi ler este mais recente livro do autor. Começo por dizer que tendo em conta o título original ''Turtles all the way down'' não gosto nada do nosso título mas ao contrário da capa americana, adoro a capa da nossa edição. Também foi muito bom ter este livro muito pouco tempo depois de ter saído lá fora, não tivemos lançamento simultâneo mas também não tivemos de esperar meio ano para o ler. 

Como já calculava, desde que o livro saiu que tem sido alvo de uma enorme popularidade, tanto por ser quem é mas pelo livro em si que tem agradado à maioria dos leitores. Mesmo assim, ainda li algumas opiniões menos favoráveis e findada agora a leitura, acabo por ter de concordar com aqueles que não gostaram assim tanto do livro. Eu dei 3 estrelas, quanto muito posso dizer que seja um 3,5 mas não passa disso.

O livro é bom, sem dúvida mas ficou aquém das minhas expectativas. Tudo porque o desenvolvimento do livro não é sobre a premissa que consta na sinopse! Ao lermos a sinopse, ficamos com a ideia que um dos pontos da narrativa é o desaparecimento de um milionário e isso é completamente apagado da história! Portanto, o ''mistério'' do livro nem mistério é e esta era a parte com que eu estava mais curiosa para ler. A verdade é que o desaparecimento de Ruseel Pickett é apenas um meio para um fim que é o envolvmento ente a Aza e o Davis. Ainda assim, este ''romance'' também não precisava deste ponto de ligação, visto que as personagens já tinham história entre si, ou seja e concluindo, nem era preciso haver desaparecimento nenhum.

Como de romance o livro também não tem muito que se acrescente, resta-me falar da Aza (a protagonista) e a relação com a melhor amiga e para mim a melhor personagem (a Daisy). Eu adorei a Daisy! Fartei-me de rir com algumas teorias dela e no geral achei a personagem muito engraçada. Não desgostei da Aza mas o meu problema é que eu não sofro de toc (ou de qualquer outro distúrbio) e portanto foi-me difícil relacionar com os problemas e situações que a Aza lidava. Mesmo assim, achei todas as inseguranças da Aza, a melhor parte do livro, porque consegue-se perceber perfeitamente que só quem sofre do mesmo, consegue escrever algo tão detalhado, tão real, quase biográfico. Portanto acho que aqui o autor fez um trabalho excelente. 

Penso que é um livro com que muitos jovens vão identificar-se. Comigo não aconteceu mas é um livro que aconselho. Só não leiam com expectativas de encontrar um mistério young-adult com algum romance porque o livro não é nada disso mas mesmo assim achei o final bem inspirador e tenho a certeza que este livro irá ajudar muitos que sofram de ansiedade e depressão e sintam que estão sozinhos no mundo. 

Não era intenção de Aza, uma jovem de dezasseis anos, investigar o enigmático desaparecimento do bilionário Russell Pickett. Mas estão em jogo uma recompensa de cem mil dólares e a vontade da sua melhor amiga Daisy, que se sente fascinada pelo mistério. Juntas, irão transpor a distância (tão curta, e no entanto tão vasta) que as separa de Davis, o filho do desaparecido.
Mas Aza debate-se também com as suas batalhas interiores. Por mais que tente ser uma boa filha, amiga, aluna, e quiçá detetive, tem de lidar diariamente com as suas penosas e asfixiantes «espirais de pensamentos». Como pode ser uma boa amiga se está constantemente a pôr entraves às aventuras que lhe surgem no caminho? Como pode ser uma boa filha se é incapaz de exprimir o que sente à mãe? Como pode ser uma boa namorada se, em vez de desfrutar de um beijo, só consegue pensar nos milhões de bactérias que as suas bocas partilham?
Neste tão aguardado regresso, John Green, autor premiado de A Culpa É Das Estrelas e À Procura de Alaska conta, com dolorosa intensidade, a história de Aza, numa tentativa de partilhar connosco os dramas da doença que o afeta desde a infância. O resultado é um romance brilhante sobre o amor, a resiliência, e o poder da amizade.

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!