, , ,

Opinião Contemporânea:. 'Perto Demais' de Colleen Oakley

outubro 02, 2017 Mafi 0 Comments






Depois da Colleen Hoover, a Topseller volta a apostar em outra Colleen que também me encheu as medida comeste seu romance!

36124694Falando um pouco do livro, temos aqui a Jubilee, uma mulher de quase 30 anos que padece de uma doença rara: é alérgica a humanos. Depois de uma experiência que não correu muito bem e que a deixou traumatizada para o resto da vida, Jubilee isola-se em casa durante 9 anos, sozinha a viver de cheques que a mãe envia-lhe. Um dia recebe um telefonema do padastro a informar que a mãe faleceu e a avisá-la que ele não vai continuar a sustentá-la. Obrigada a sair de casa, Jubillee encontra trabalho numa biblioteca e é lá que irá conhecer Eric Keegan, recém chegado à cidade devido a um novo trabalho mas à procura de entender a sua filha adolescente que não lhe fala e o seu filho mais novo que pensa que é um X--Men. 

Quando li que este livro tinha uma personagem com este tipo de alergia, foi impossível não me lembrar de ''Tudo, tudo e nós'', apesar de serem livros bastante diferentes. Este é um romance muito mais adulto e mais sério, temos aqui muitos problemas tocados, como a solidão, divórcio, luto e laços familiares. As primeiras páginas do livro são um pouco tristes mas também é engraçado de ver como a Jubilee tem toda uma rotina pensada e em como realmente é possível viver sem sair de casa. Hoje em dia, através da Internet conseguimos fazer compras, pagar contas e até tirar cursos/trabalhar. Claro que uma vida sem contacto humanos é uma vida triste, isolada, por muitos amigos que tenhamos nas nossas redes sociais.
O livro fica mais  interessante quando Jubillee e Erik conhecem-se e formam uma amizade. Apesar de haver um romance, este não é de todo lamechas, tem um bocadinho de drama mais para o final do livro  (e até pensei que o livro não fosse ter um final feliz) mas depois tudo se resolve. Apesar de a protagonista ser a Jubilee, a grande dinâmica deste romance é a relação entre Eric e Aja,o seu  filho que gosta de fazer experiências que correm sempre mal. Adorei a relação entre os dois! Tem umas partes bastante divertidas mas algumas mais sérias,devido a algo que não vou contar  pois é spoiler. Outra relação que é falada aqui e é a de Eric com a sua filha adolescente que não lhe fala. A ideia de Eric é que, se ele ler e compreender os livros favoritos da filha, conseguirá ser um melhor pai. Temos aqui referências a outros livros como o Diário da Nossa Paixão ou as Virgens Suicidas e acho que toda a gente gosta de ler este tipo de detalhes. 
A interacção entre Aja e Jubilee também é muito cómica e interessante porque eles meio que entendem-se um ao outro. Fiquei com pena que no final do livro não houvesse mais explicações sobre o Aja, dado que no decorrer do livro é lhe dado muito destaque mas pronto, foi um ponto menos positivo neste livro.

De resto, aconselho imenso esta leitura. A capa portuguesa tem tudo a ver com a história e tanto o enredo como as personagens são muito boas. Uma boa surpresa e espero que a Topseller continue a apostar nesta autora.


Uma vez, um rapaz beijou-me e eu quase morri…
Jubilee Jenkins é bibliotecária e uma mulher muito invulgar: é alérgica a humanos. Qualquer toque pode efetivamente matá-la. E por isso se isolou de tudo e de todos durante nove anos, rodeando-se apenas de livros. Até ao dia em que uma notícia inesperada a leva a ter de enfrentar o mundo novamente. Está na hora de sair da zona de conforto! Armada com luvas de proteção e uma bicicleta, ela aventura-se finalmente porta afora, em direção ao seu futuro. Uma das pessoas com quem Jubilee está destinada a cruzar-se é Eric Keegan. Divorciado, com uma filha que não lhe fala e um filho adotivo que acha que tem poderes sobrenaturais, ele é um homem com muita bagagem. Quando conhece Jubilee — entre as estantes da biblioteca da sua nova cidade —, ele encontra um pouco de luz na sua vida. Só não esperava que esta mulher tivesse tanto de bela como de excêntrico…
Uma história de amor bem-humorada e ternurenta, para aqueles que sempre desejaram algo — ou alguém — fora de alcance.


 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!