, , ,

Opinião Young-Adult: ''We are okay'' de Nina LaCour

setembro 27, 2017 Mafi 0 Comments




28243032Depois da minha primeira experiência não muito favorável com esta autora - Everything Leads to you - achei por bem, ler já outro livro dela para tirar ''A prova dos 9''. Não correu bem.

Na verdade gostei mais deste livro do que o anterior mas acho que esta autora não é para mim. Eu AMO as capas dos livros dela, gosto que a autora escreva sobre personagens lésbicas (ela própria o é) mas os livros acabam por nunca me dizer nada. Não consigo captar alguma mensagem, quer dizer eu acredito que o livro tenha algum significado, alguma mensagem a transmitir para o leitor, nem que esteja muito camuflada pela história.

O tema deste livro é o luto e a perda. São temas que gosto de ler, embora sejam pesados. Aqui temos Marin, uma jovem que abandonou tudo o que conhecia, entrou na faculdade mas mesmo assim não consegue distanciar-se daquilo que deixou para trás: o seu avô e a sua melhor amiga, Mabel. 

Passando uns dias de férias sozinha em Nova Iorque, na residência da sua faculdade,  Marin espera a visita de Mabel com apreensão mas também um certo optimismo. Está contente por vê-la mas também sabe que a sua visita irá trazer à memória aquilo que tentou esquecer.


O livro alterna entre o passado (os momentos felizes de Marin,com o avô e Mabel) e o presente, a solidão que ela sente agora, como não conseguiu fazer muitos amigos na faculdade, como todos foram para casa no Natal e ela por não ter família, ficou ali.  Achei que o livro era triste. Devido ao temas abordados e ao facto de não ter uma grande história por trás é um livro que muita gente vai conseguir gostar do livro, se identificar-se com a Mabel ou com a forma como ela está a passar esta fase. Eu admito que lido bem com o luto, é algo natural, da vida, Claro que não quer dizer que não fique triste, nostálgica, com saudades mas não me identifiquei com a protagonista, nem com a maneira como ela aceitou ultrapassar este momento mais difícil.   A autora até que não escreve mal mas não consigo gostar da forma como conta as suas histórias. Gostei mais deste livro do que o anterior mas mesmo assim, achei a história tão pouco cativante que vai ser difícil pegar em mais algum livro dela. Tenho ainda mais um livro dela que é escrito com o David Levithan e tenho esperanças de gostar desse mas a solo, esta autora acabou aqui. 

You go through life thinking there’s so much you need…
Until you leave with only your phone, your wallet, and a picture of your mother.
Marin hasn’t spoken to anyone from her old life since the day she left everything behind. No one knows the truth about those final weeks. Not even her best friend, Mabel. But even thousands of miles away from the California coast, at college in New York, Marin still feels the pull of the life and tragedy she’s tried to outrun. Now, months later, alone in an emptied dorm for winter break, Marin waits. Mabel is coming to visit, and Marin will be forced to face everything that’s been left unsaid and finally confront the loneliness that has made a home in her heart.

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!