Primeiras Impressões: "Compras da FLL e considerações gerais"

junho 17, 2017 Mafi 1 Comments



Resultado de imagem para feira do livro lisboa 2017


Neste caso é mais um "Últimas impressões" visto que a feira está a acabar e hoje visitei este evento pela última vez.

Este ano a feira foi diferente, não teve a companhia aqui da Ne, que me deixou triste mas já combinamos ir juntas à do Porto, mesmo não sendo a mesma coisa, o que interessa é estarmos juntas no meio de livros. 😃

Visitas:
Este ano foi 5 vezes à feira, 4 delas em visita normal e uma na Hora H.
Fui logo no 1º dia e digo-vos que se quiserem ter os melhores preços nos alfarrabistas, ir cedo logo no dia 1 é fundamental. Vi lá livros a preços muito porreiros e livros recentes ou seja com menos de 18 meses, inclusive comprei um livro que saiu em Março deste ano. Havia mesmo muitos livros bons, o problema era eu já ter lido/ter para ler e portanto só comprei 2 mas já lá vamos. 
Claro que depois as "novidades" vão desaparecendo dos alfarrabistas e nos últimos dias já está tudo muito escolhido mas ainda dá para encontrar alguma coisa.

Resultado de imagem para feira do livro hora h

Fui a uma Hora H e parecia o fim do mundo em cuecas, principalmente na LEYA com pessoas com cestos de compras cheios de livros. Sinceramente, fico feliz e ao mesmo tempo preocupada pois nota-se mesmo que as pessoas compram pouco durante o ano para depois abastecerem-se na Hora H, ao menos durante uma hora as editoras faturam milhares de euros, isto para quem adere claro, que não é o caso de todas as editoras. Há quem não adira, como por exemplo a Topseller que me deixa triste mas espero que para o ano já comecem a pensar nisso. Depois há as que aderem como bem querem, por exemplo a Porto Editora/SDE e Planeta que escolhem os livros que entram, mesmo que alguns deles tenham saído há 5 anos. 🙄
As únicas que vi a cumprir a Hora H como deve ser (ou seja todos os livros com mais de 18 meses até 50%) foi a Leya, o grupo da Presença e a Clube do Autor. Isto claro foram das poucas que eu passei quando estive lá na Hora H, não consegui passar por todos os stands para ver quais eram as normas.

Eventos e Compras:
Logo no 1º dia fui à Marcador para comprar e assinar um livro da Célia Correia Loureiro para uma amiga. A Célia é uma simpatia mas não fiquei muito tempo porque já tinha estado na feira de manhã e estava cansada.

Foto de Algodão Doce para o Cérebro.


Fui à sessão de autógrafos da Paula Hawkins, muito simpática e atenciosa, gostei, apesar do calor desse dia. Mesmo assim há que dizer que a Topseller distribuiu garrafas de água a quem estava na fila ao sol o que é uma atitude de louvar, pois eu tive 1 hora à espera quase sempre debaixo de 30 graus.
Depois fora de eventos da feira tive com os habituais bloggers e livrólicos destas andanças, É tão bom ver e rever caras amantes de livros, ao menos ali sabemos que todos adoramos este mundo das letras. 


Por fim fui à apresentação da trilogia da Sandra Carvalho e deixei-me dizer que se eu não tivesse mais de 100 livros que quero ler muito muito muito, apostava nesta trilogia pois adorei como a autora falou dos seus livros. Gostei muito desta apresentação e de ver a quantidade de fãs no evento.

Foto de Algodão Doce para o Cérebro.

Compras:


As compras foram muito poucas. Continuo a achar que 2/3€ de diferença não é o suficiente para eu comprar um livro quando depois encontro mais barato em 2ª mão. Estes dois comprei porque a diferença era mais de 50% do valor original e portanto valia a pena. 

De resto como já calculava gastei mais dinheiro a comer e a petiscar lá do que nos livros. A FLL para mim acabou mas continua até Domingo e portanto passem ainda por lá.
Até 2018!


P.S. Nem sabem o que me custou passar pelo Algodão Doce e não comê-lo com a Ne 😪

1 comentário:

  1. Concordo, acho um absurdo essa arbitrariedade de regras na Hora H... A Babel também não estava a incluir tudo (pelo menos nos primeiros dias - disseram que era só os livros com uma etiqueta redonda laranja, mas voltei lá e comprei um a 50% que não a tinha, portanto não sei). A Leya é sem dúvida exemplar, e onde mais me perco na Hora H.

    http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!