Retrospectiva de 2015 e planos para 2016

dezembro 31, 2015 Mafi 13 Comments





2015 está a chegar ao fim e por aqui já se faz o relatório anual do que foi este ano em leituras.
Bora lá!

Mafi
2015 foi ano médio a nível pessoal, profissional e a nível de leituras. Se antes (tentava) cumprir os planos de leitura e estes faziam sentido para mim, à medida que nos fomos aproximando dos últimos meses do ano, comecei a aperceber-me que cada vez mais não consigo ler o que tenho planeado ou porque já não me apetece ou porque distraio-me facilmente com novos livros. Pelo segundo ano consecutivo não consegui chegar aos 100 livros lidos e entristece-me porque sinto que cada vez tenho menos tempo para ler. E não é só para ler, é para tudo. Com muita batota no desafio do GR lá conseguirei chegar às 90 leituras entre livros, banda desenhada e contos/crónicas que lêem-se mais rápido. Este ano não me tinha proposto a muitos desafios mas mesmo assim o único que vou conseguir concluir é o dos ebooks. Aliás se os outros anos já tinham sido marcados pelas leituras digitais com o tablet, os ebooks dominaram 2015 ainda para mais com a chegada do meu primeiro ereader. Por outro lado e paradoxalmente, no último semestre fartei-me de comprar livros em papel muito por culpa da Amazon e da sua secção de usados. Foram 48 livros comprados e com eles vem o primeiro objectivo de 2016:

Desejo nº1 - Ler todos os livros que comprei em 2015 e ainda não li (43).

Falando em ler e consequentemente em escrever e opinar, gostava mesmo muito que em 2016 as opiniões tivessem mais feedback ou visualizações. É que apesar de adorar trazer as novidades literárias para vocês é um bocado frustrante ver um "A Sair do forno" que é feito em 5 minutos com 8 mil visualizações (é Nicholas Sparks mas still...) e a média de visualizações das opiniões (que levam muito mais tempo) rondar as 50-100 visualizações tirando raros casos de livros mais falados (ex: A rapariga no comboio).

Desejo nº2 - Não acumular opiniões correndo o risco de depois já não me lembrar do que li ou achei do livro!

Em 2016 sinceramente não sei se irei ler muito em português. Cada vez compro mais em inglês e o meu objectivo é ter practicamente uma estante só com livros em inglês (de preferência em hardcover todos bonitinhos) para isso...há que ler os livros que já habitam há mais tempo na mesma.

Desejo nº3  - Ler principalmente livros comprados em 2013/2014 antes de comprar novos.
Desejo nº4 -  Reler toda a série do Harry Potter.
Desejo nº5 - Pôr em dia todos os livros de Lesley Pease (Já vão 6). 
Desejo nº 6 - Tentar ler 2 livros da Nora por mês. 

Quando ao blog, para além daquilo que já disse o que posso desejar é apenas a continuação do nosso trabalho e do nosso sucesso. Em estatística gostava de acabar 2016 com mais 500 seguidores e mais 800 likes no facebook. E já que sonhar não custa, elevar as visualizações diárias do blog para as 1000. 

Desejo nº 7 - Fazer novos marcadores e pins do blog (haja dinheiro).  

Como a blogsfera é um bairro e aqui somos todos bons vizinhos em 2016 gostava de:

Desejo nº 8 - Ir a muitos almoços livrólicos.
Desejo nº9 - Visitar as nossas e-amigas do Porto.
Desejo nº 10 - Estar com a Ne mais do que 1x por ano!

Estou animada e confiante para 2016...daqui a um ano voltamos a este post e veremos o que cumpri! Boas entradas!


Ne
Tal como 2014, 2015 foi um ano de mudanças, mudanças boas e importantes. Desta vez foi a nível profissional, mas apesar de ter mais tempo livre no segundo semestre do ano andei a investir também nos meus hobbies, para além da leitura, na área da estética e do desporto que me vieram ocupar esse tempo a mais. De qualquer forma, com a chegada do Kobo Aura H2O oferecido por um grupo de amigos as leituras aumentaram exponencialmente e com isso consegui cumprir alguns objectivos a nivel das leituras.

Em contrapartida, não consegui ajudar como eu queria a minha sócia na actualização das nossas rubricas maravilhosas. Nem as opiniões coloquei em dia. Por isso aqui ficam os meus primeiros desejos para o novo ano:

Desejo nº1 - Actualizar as rubricas e as páginas diariamente, se não semanalmente.
Desejo nº2 - Colocar as opiniões em dia, tanto as antigas como as novas.
Desejo nº3 - Contribuir para a evolução do blog, para continuarmos a estar sempre um passo à frente das novidades literárias.

Este ano para mim foi um ano de livros electrónicos e apesar de não contribuirem muito para o comércio, os livros a preços exorbitantes tornam-se difícil de adquirem, principalmente porque antigamente lia um livro mais que uma vez, mas agora já não o faço e por isso não me compensa gastar 20€ em algo que vou usufruir apenas em 2 ou 3 dias. Espero por isso que certas editoras que não aderiram a este tipo de formato que pensem melhor.

Desejo também que e 2015 o nosso aniversário tenha mais apoio de quem nós apoiamos. Com isto não me refiro a seguidores(as) claro, mas sim a quem publica os livros de quem mais falamos e que este ano deram pouco ou nada para nós podermos oferecer. De qualquer forma não vamos deixar de publicar e revelar segredos bem guardados!

Desejo também que consigamos igual ou ainda mais do que conseguimos em 2014, i.e. em termos de seguidores, visitas, comentários, publicações... ou seja, sucesso no que fazemos e para quem nos segue.

Desejo nº4 - Que continuem a ser publicadas certas sagas, como a de Abbi Glines ou a de Kim Harrison.
Desejo nº5 - Chegarmos, no mínimo, às 600000 visitas, aos 2000 seguidores, aos 6000 comentários.
Desejo nº6 - Estar com a Mafi e conhecer pessoalmente as outras meninas.

Claro que a ordem dos desejos não é por ordem de preferência/importância senão este estava no topo.
Para terminar quero agradecer especialmente à minha sócia por tudo - a sua amizade, apoio, compreensão, trabalho, dedicação a este nosso cantinho partilhado. Quero também agradecer, claro, às nossas e-amigas que nos apoiam, tal como às/aos nossas(os) seguidoras(es) pela sua lealdade e às editoras e autores que nos dão que falar por aqui.

Feliz 2016!

13 comentários:

  1. Realmente a questão do feedback, depois de passarmos horas a escrever um post é de maior importância. Já o digo à anos, mas infelizmente as pessoas muitas vezes ou não se quer dar ao trabalho, ou pensa que os seus comentários/feedbacks não são importantes, ou só comentam aqueles blogs muito IN... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não nos podemos queixar da falta de comentários porque até costumamos ter com bastante regularidade e ficamos agradecidas por isso, mas os posts de opiniões que às vezes dão tanto trabalho são sempre os menos vistos em comparação com as rubricas que temos. :(

      Eliminar
  2. Adoro o vosso blog. Obrigada por fazerem as nossas vidas mais felizes. Boas Entradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Catarina pelo carinho, ficamos muito felizes :D
      Espero que a entrada em 2016 tenha sido boa :)

      Eliminar
  3. Bom Ano Novo, com tudo de bom e na companhia de muitas boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Liliana, e não me esqueci de te enviar os livros :)

      Eliminar
  4. Olá,
    Desejo-vos um Feliz 2016, repleto de coisas boas e recheado de muitos boas leituras! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada "Sabores" :)
      Espero que tenhas tido uma boa entrada em 2016 e que o ano seja do melhor :)
      beijinhos

      Eliminar
  5. É bom termos metas para o ano novo. Também tenho muitos livros por ler.. e aconselho um dos que mais gostei em 2015, crónicas de um pai brasileiro, "Orfeu de Bicicleta", de que falam aqui: http://observador.pt/especiais/livros-aprender-um-pai-porreiro/
    Bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Magarça irei pesquisar pois fico sempre interessada nos livros favoritos de outras pessoas :)
      bom ano!

      Eliminar
  6. Um bom e feliz 2016 meninas! Vamos lá esperar que seja este ano a publicação do último livro da saga da Melissa Marr... ai, ai, a esperança nunca morre, né?
    Que o Algodão Doce para o Cérebro seja ainda mais conhecido ☺
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Neptuno! :D
      Espero que o teu cantinho (sem trocadilhos) :D também tenha muito sucesso :)
      Quanto à publicação do último livro...bem é como dizes a esperança nunca morre mas não contes muito com isso ok? x)
      um grande beijinho ;)

      Eliminar
    2. Era tão bom... vou continuar a sonhar...
      E obrigada pelos teus votos :)

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!