, , , , ,

Opinião Young-Adult: "Quando a Neve Cai" de John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson

outubro 07, 2014 Mafi 1 Comments



Recheado de momentos natalícios "Quando a Neve Cai" foi a minha aposta para o desafio de natal da maratona e melhor escolha não podia ter feito. É um livro curto, com apenas 3 contos de autores diferentes mas ligados uns com os outros, o que só tornou o livro ainda melhor.
Já conhecia a escrita de dois autores - Maureen Johnson e John Green - mas nunca tinha lido nada de Lauren Myracle. De Maureen Johnsson até já tinha lido 2 dos seus livros e não tinha gostado de nenhum em especial, em todos senti falta de coerência e verecidade nas suas estórias. Já com John Green, dos dois livros que me tinham passado pelas mãos, tinha adorado. O mais engraçado? Adorei o conto da Maureen e detestei do conto de Green.

É verdade. “Deixe a neve cair” começou muito muito bem. "The Jubilee Express/O Expresso Jubileu" da autoria de Johnsson foi aquilo que eu mesmo esperava e precisava, um conto bem fofo e romântico. A autora conseguiu em poucas páginas apresentar várias personagens cativantes e um enredo recheado de tradições natalícias, caminhadas no meio da neve e um romance adolescente muito muito fofinho. *.* Adorei a Jubilee e o Stuart e claro a mãe deste, a típica mãe galinha mas ao mesmo tempo amorosa e bondosa.

O segundo conto - do John Green - foi lento, apesar de ironicamente falar de uma corrida até à Waffle House. "A cheertaatic Christmas Miracle/O milagre da torcida de Natal" Passa-se no mesmo espaço do primeiro conto mas não gostei nada do que o autor apresentou. A escrita, as personagens, o ritmo do conto foi tudo muito forçado - ou as minhas expectativas eram altas - à medida que ia lendo só me apetecia saltar para o 3º conto e acabar com o aborrecimento. As emoções que estão sempre à flor da pele com este autor, ficaram muito apagadas, faltou sentimento e um pouco do cunho pessoal de Green.

O terceiro conto "The Patron Saint of Pigs/O Santo padroeiro dos porcos" felizmente voltou ao mesmo nível do primeiro. Como disse acima nunca tinha lido nada de Lauren Myracle mas estarei mais atenta aos seus trabalhos, a partir de agora. Mais uma vez entram personagens dos contos anteriores, como Jubilee e Stuart mas o grande protagonista do conto é Gabriel, o miniporco de Tegan, uma das melhores amigas de Addie, a protagonista do conto. Dramática por tudo e por nada, nem se apercebe que é egocêntrica ao ponto de só se preocupar com os seus problemas. Quando realmente lhe dizem umas boas verdades que não gosta de ouvir, começa a ver que realmente o seu egoísmo podem fazê-la perder grandes amizades e as suas acções, o seu namorado. Determinada a remediar a situação, vai viver uma aventura divertida que ajuda-a a repensar o seu modo de agir para com os outros. Adorei este último conto que fechou o livro da melhor maneira.
Carregado de romances que aquecem o coração neste tempo tão frio, "Quando a Neve cai" é o livro ideal para se ler nesta época natalícia ou numa temporada mais invernal!


Let it SnowTítulo Original: Let it snow
Edição: Novembro 2014
ISBN: 8579801753







1 comentário:

  1. Olá!
    Postei hoje a resenha de Deixe a Neve Cair! E vi que temos opiniões parecidas sobre os contos, principalmente sobre o do John Green...
    Adorei o blog. Seguindo!
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!