, , ,

Opinião Sobrenatural: "A Senhora da Magia" de Marion Zimmer Bradley

novembro 13, 2013 Inês Santos 0 Comments

 

Hum... sou só eu ou esta obra é um pouco anti-Cristo? Eu não posso falar muito porque sou ateu (ateia?) e apesar de Merlim e Viviane defenderem que todos os Deuses são um e respeitarem, toda a obra anda em volta de religião, tanto a de Avalon (Deusa) como a cristã (Deus). Juntando esta percentagem enorme com a outra restante de costumes - como por exemplo, juntar uma sacerdotisa virgem ao O-dos-Chifres numa cama sem se verem/conhecerem para terem relações... e ainda por cima quem organizou este "encontro" saber que são irmãos, transformou a obra não só desinteressante como repugnante.
Peço desculpa por ser tão directa, mas ao ler esta ultima cena o sentimento que tive foi mesmo esse. Talvez seja um adjectivo forte demais, mas não encontro outro mais próprio.
O que acontece, é que tudo nesta obra é tudo tão intenso desde o inicio que levamos todos os acontecimentos a níveis mais altos do que deveríamos. E aqui assumo que sou culpada... Tudo o que esta obra me fez sentir - desde irritação, a admiração, a deslumbramento e até essa repugnância - foi tudo muito forte, porque, e aqui tenho que dar o braço a torcer, Marion sabe mesmo o quer e mete tudo no papel de forma a que o leitor não leia mas viva! Ora bem, aqui está o meu problema, visto que eu não gosto nem de rezar, nem de ter relações com desconhecidos, nem assistir a sacrifícios tanto animais como humanos. E estes pontos são tão numerosos que mesmo com o meu gosto por magia, pela natureza e pureza desta, como o meu deslumbramento pelas paisagens de Avalon, não compensam as emoções negativas, que foi o que acabou por me marcar.
Outra explicação para este "descontentamento" em relação à obra poderá ser o facto de já ter lido o segundo volume. Este último, que tem uma carga maior de religiosidade, é um pouco mais fácil de ler e acabou por me dar uma imagem muito errada de Morgaine, que aqui em A Senhora da Magia acaba por melhorar um pouco.
Resumindo, a minha opinião ainda está um pouco quente, por isso, com o tempo ou até com algumas opiniões de fãs de MZB talvez arrefeça e até melhore, mas por enquanto continuo a dizer que é tudo demasiado cru e medieval para mim...

Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera…
Título Original - Mistress of Magic

Edição - Fevereiro 2012

ISBN - 9789896373986

https://www.goodreads.com/book/show/5983202-a-senhora-da-magia

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!