, , ,

Opinião Histórica: "Uma Paixão Escandalosa" de Emma Wildes

novembro 10, 2013 Inês Santos 2 Comments

 

Normalmente gosto quando há histórias paralelas, mas neste caso nem por isso. Ao ler a sinopse, pensei que Emma Wildes iria iniciar tudo com uma traição mesmo verdadeira e não outro romance inocente que mal começa já está logo na lua-de-mel - ou seja, não é assim tão inocente!
Como leitora, interessa-se muito mais as cenas com Lucien do que com Charles. Nada contra, mas este último pareceu-me demasiado adolescente, o oposto do irmão mais velho. O mesmo acontece com a noiva, que acaba por ser demasiado frágil, tanto a nível emocional como de auto-estima. O confronto com os pais foi deveras fraquinho e não me convenceu minimamente.
Gostei do amor platónico de Lucien por Vivian, apesar de este ir perdendo a "verocidade" ao longo da história. Acabou por ficar algo forçado e que perdeu a química. No inicio, o facto de não ser retribuido (por isso é que era platónico) fez com que Lucien não parecesse tão frio, o que acabou por trocar um pouco os papeis, visto que normalmente os homens são descritos como mais distantes e elas mais emocionais. Aqui, Vivian é a mais desligada. Digo mesmo que me pareceu muito desinteressada, focada apenas na amizade com Charles e no facto de ser ostracizada por ser botânica. Sim, já percebemos!!!
Penso que é nestas repetições e insistência em defender certos pontos sempre com as mesmas palavras que a autora peca. P.e. não gostei das múltiplas descrições de Vivian como sendo uma mulher pouco elegante e algo diferente. É que isto vai do inicio ao fim, e na minha opinião, Emma Wildes não a descreveu assim tão diferente e deselegante. Talvez se ela tivesse encontrado mais adjectivos e não falasse tanto no assunto teria conseguido que a história fosse mais fluída e não me tivesse feito revirar os olhos n vezes.
O facto de Lucien a comparar capitulo sim capitulo não com as outras mulheres do ton que ele antes preferia tambem nao ajudou em nada os meus musculos oculares.
Enfim, retirando estes pormenores que nos acompanham a história, acho que esta representa um romance simples que desmente o que a sinopse diz. Não ficou pior, mas a ideia que a sinopse nos dá também não era má e talvez não incluísse tanto mel e quase-casamentos.
Gostei das intervenções maternas e paternas. Acho que aumentaram o leque de personagens e criaram alguma diversidade neste âmbito.
O final, meio aventurado, deu a desculpa para o desaparecimento de Lucien, mas mais uma vez não achei que fizesse alguma diferença. Gostei, apesar de tudo, das intervenções de Damien e de Lily. Vou me repetir dizendo isto, mas gosto sempre que as personagens dos volumes anteriores não sejam esquecidos.
Acho também que houve uma certa carência nos cenários. Os bailes rarearam, intende-se porquê, e os costumes da época foram referidos, principalmente através de Lady Eugénia e do vicariato, mas de resto...
No geral, é um livro que se lê bem e rapidamente. Não é o melhor da escritora nem o pior...

Sinopse em A Sair do Forno.

15828326
Título Original - The Third Duke's The Charm


Edição - Outubro 2013


ISBN - 9789896574420

https://www.goodreads.com/book/show/18597756-uma-paix-o-escandalosa

2 comentários:

  1. Ah, eu queria muito ler este livro. Só preciso ter tempo (= dinheiro) para compra-lo! Não vai demorar muito! Adorei sua resenha!


    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!