, , ,

Opinião Young-Adult: "A Elite" de Kiera Cass

maio 06, 2015 Mafi 5 Comments




Opinião do 1º volume aqui.

Apesar de ter dado apenas três estrelas ao primeiro volume da trilogia, "A Seleção", era com grande ansiedade que aguardava por este segundo livro e por um desenvolvimento melhor da história. Acontece que este livro não saiu do ponto onde acabou o anterior e foi uma leitura que me desiludiu um pouco.

A Elite (A Seleção, #2)America vê-se entre uma das 6 candidatas que restam para conquistar o coração do príncipe Maxon. Ainda mais que no primeiro livro, o romance e o triângulo amoroso (Aspen-America-Maxon) é explorado ao máximo, desde o início até às páginas finais o que me provocou grandes revirares de olhos durante toda a leitura!

Toda a trilogia em si tinha um enorme potencial se a autora soubesse usar bem a história que ela própria criou. As ideias estão lá: temos uma sociedade distópica enrolada num reality show e um triângulo amoroso convincente mas a autora acaba por estragar tudo porque anda sempre à volta da mesma tecla!

Sociedade distópica: o que temos de informação sobre Illea? Nada! Vá, sabemos um pouco do passado, mas eu refiro-me ao presente! Como vivem as pessoas das castas mais baixas...como é a sociedade agora. Vemos alguns ataques (já ocorridos também no 1º livro) mas não sabemos que rebeldes são estes, quais são os seus propósitos, o que querem! Como já tinha referido anteriormente, este livro não é distopia nenhuma, pois worldbuilding é algo que este livro não apresenta, e o que apresenta não me satisfaz, pelo menos para se enquadrar numa distopia! A mim parece-me mais como um romance contemporâneo, passado num castelo e filmado por algum canal português. Fico desiludida com a falta de conteúdo sobre a sociedade, porque são sempre as sociedades e os seus regimes, ou figuras autoritárias que protagonizam a distopia e aqui não vemos nada disso. A autora dá-nos a noção da vida social do castelo mas não posso considerar isso um contexto social porque a vida no castelo é uma utopia e não o contrário.

Sem muita informação quanto ao contexto distópico, resta-nos as personagens e a história em si. Ao contrário do 1º livro, devo dizer que gostei bastante da evolução que o príncipe Maxon apresentou durante toda a narrativa, acho que foi a personagem que mais cresceu de um livro para o outro. Aspen continua igual a si próprio, com alguma relevância na trama mas ainda bastante abafado por Maxon e pela própria America. Quanto à protagonista do livro, simplesmente não gosto dela pelas suas indecisões amorosas! Em 300 páginas, America começa confusa e sozinha e acaba sozinha e confusa. Vai saltitando de pretendente em pretendente, diz que gosta de um, para passado 20 páginas já amar outro. Não há paciência!

O livro acaba por ser bastante agridoce. As ideias estão lá mas a autora não sabe desenvolvê-las. Tendo já lido o terceiro livro e ter sido uma trilogia 'OK' para mim, agora que passou a uma série de cinco livro, é esperar que o 4º apresente uma evolução na escrita da autora e na própria trama, pois não quero ler nenhuma repetição daquilo que estive a ler durante 3 anos. 

A Seleção iniciou-se com 35 raparigas. Agora, com o grupo reduzido a 6, a Elite, a competição para conquistar o amor do Príncipe Maxon é mais feroz do que nunca. Quanto mais perto America se encontra da coroa, mais se debate para perceber onde está verdadeiramente o seu coração. Cada momento que passa com Maxon é como um conto de fadas, instantes cheios de romantismo avassalador e muito glamour. Mas sempre que vê Aspen, o seu primeiro amor, é assaltada pelo desejo da vida que tinham planeado partilhar.
America anseia por mais tempo. Mas enquanto se sente dividida entre dois futuros, o resto da Elite sabe exatamente o que quer e a oportunidade de America para escolher está prestes a desaparecer. 

5 comentários:

  1. Primeiramente queria parabenizar pelo nome do blog, achei muito criativo.

    Sobre o livro, tenho ouvido falar muito bem desta trilogia, mas esperava que o segundo livro fosse melhor avaliado. Já adquiri o primeiro e vou ler pra ver se me interesso em comprar este.

    Vou seguir o blog, gostei bastante.

    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      Muito obrigada pelo comentário :D

      A trilogia tem um enorme potencial mas a autora não sabe desenvolver a distopia em si, acaba por ser sempre à volta do triângulo amoroso, o que é aborrecido e frustrante. Quando leres o 1º dou uma olhada do que achaste ;)

      Eliminar
  2. Olá, onde posso comprar ou encomendar o segundo livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, este 2º livro ainda não saiu em Portugal, deverá saiu em 2015. Em inglês podes comprar na Amazon ou no Bookdepository.

      Eliminar
  3. Eu cheguei a ler o e-book desse livro, antes de saber que a série ia ser lançada em Portugal, e ao contrário de ti eu gostei bastante. Quero muito ler o último, mas vou esperar que lancem por cá.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!