, , ,

Opinião Histórica: "Julieta" de Anne Fortier

junho 20, 2013 Inês Santos 2 Comments


Dois romances interligados, que têm tanto de lírico como de moderno, e que nos encantam e nos levam a viajar por tempos e lugares que só visitamos em sonhos.
Anne Fortier entrançou inúmeros fios de informação e excertos da história romântica e eterna de Romeu e Julieta. Quem já ouviu falar nas suas mortes trágicas, no seu amor e na sua paixão, e se apaixonou por essa pureza de sentimentos vai-se apaixonar novamente e até meter em causa algumas palavras de William Shakespeare.
Este foi o livro com as frases mais românticas e eruditas que já li! Há muito tempo que não suspirava tanto com um livro.
Mas Julieta não é só constituída com romance. Nela podemos encontrar perigo, coragem, traição, amizade, mas, principalmente, o Passado e o Presente que nos são apresentados de forma tão astuta e artística.
O humor também presente reflecte-se nas conversas entre o Romeu Marescotti de 1340 e o Mestre Ambrogio, que acaba por se uma personagem tão caricata como o seu substituto na actualidade. É interessante apercebermos-nos da importância tanto dos mestres e artistas como dos frades, que com a sua fé poderosíssima se dedicam a juntar e a proteger o casal de apaixonados de tudo e de todos. Esta dedicação e amizade é também um grande marco nesta história.
A animosidade dos diálogos acaba também por dar um toque mais alegre, principalmente entre as duas irmãs do século XXI, Julie e Janice. Estas duas vão ser bastante importantes para o desenrolar da história e a sua relação vais ser uma de muitas que nos prendem e que nos fazer sentir mil e uma emoções, desde irritação a comoção.
Mas, o que vai agradar mesmo às mais românticas vão ser as duas histórias de amor que escritora nos oferece. Confesso que a minha preferida foi mesmo entre Julie Roberts e Alessandro Santini. A minha cena preferida é quando Julieta Tolomei descobre quem é o seu Romeu.
Confesso que nunca me entusiasmei muito com a história de Shakespeare, e a capa e sinopse deste livro também não me cativaram muito, mas ainda bem que a minha amiga Nennya falou e alimentou a minha curiosidade, porque sem dúvida alguma foi um livro que me conquistou e que não poderia deixar de ler.
Citações Preferidas:
"- Se fosse minha - continuou Romeu, bloqueando os esforços do monge, descuidado com a sua segurança -, seguia-a até ao Paraíso e trazia-a de volta. Ou ficava com ela para sempre." p.98
"- Porque - disse mestre Ambrogio, divertido com a irritação do jovem - custa aos olhos de um artista ver um pombo branco como a neve a perder tempo com corvos." p.106
"- Vi-vos, bela selvagem, antes de vós me verdes. No entanto ouvistes-me, antes de eu vos ouvir. E assim tivéssemos de viver, o nosso amor separado pelos nossos sentidos, a Fortuna, esta noite, não teria concedido a vós olhos e a mim ouvidos." p. 137
"Qual ave de rapina que desce sobre a sua presa e que sabe que volta a subir para o céu, Romeu roubou-lhe um beijo antes que os lábios lhe fugissem de novo. Momentaneamente atordoada, a sua presa deixou de se debater e ele abriu as asas, deixando que o vento os levasse para o céu fora, ao ponto de o próprio predador perder a esperança de regressar." p.155

Julieta, um ambicioso e sedutor romance, segue a odisseia de uma jovem que descobre que as origens da sua família remontam aos amores frustrados dos dois maiores amantes da literatura: Romeu e Julieta.
Quando Julie Roberts herda a chave de um cofre em Siena, Itália, dizem-lhe que conduzi-la-á a um tesouro de família. A jovem lança-se numa jornada tortuosa e perigosa, mergulhando na história da sua antepassada Julieta, cujo amor lendário por um jovem chamado Romeu abanou os alicerces da Siena medieval.
À medida que Julie se cruza com os descendentes das famílias envolvidas no inesquecível conflito familiar de Shakespeare, começa a perceber que a conhecida maldição - «Malditas sejam as vossas casas!» - continua actual e que ela é o alvo seguinte. Parece que a única pessoa capaz de salvar Julie é Romeu - mas onde está ele?

Juliet 


Título Original - Juliet
Edição - Novembro 2010
ISBN - 9789896571276




2 comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!