, , ,

Opinião Young-Adult: "Anjo Caído" de Lauren Kate

dezembro 27, 2012 Inês Santos 9 Comments

Citando-me:

Já há algum tempo que este livro me cativava a atenção e a curiosidade, mas só recentemente é que o adquiri e só agora tive oportunidade de o ler.
Li muitas opiniões, especulei bastante e deixei-me seduzir pela capa, mas só a sinopse me parece ser o mais fiel ou mais sincera em relação ao livro.
Confuso? Passo a explicar:
Apesar de todas as criticas positivas que me levaram a esperar um obra única, se tivesse lido com mais atenção ou percebido a mensagem das entre-linhas do resumo iria perceber que Anjo Caído acabaria por ser mais um caso de "mais do mesmo".
Mais uma vez detesto ser do contra e ser a única (?) a não ficar deslumbrada (e com isto não quero dizer que não gostei, pelo contrário) com o livro, mas o que acontece é que muitos pontos da história de Lauren Kate têm semelhanças com outras obras, como por exemplo o Imortal. Claro que o livro em questão é uma versão muito mais aperfeiçoada, mas longe de ser perfeita ou o melhor exemplar representativo desta temática.
Talvez seja o mistério demasiado longo, talvez seja o facto da personagem principal (e o leitor) ser mantida até ao fim na ignorância em relação ao onde, ao porquê e ao quem por detrás de todas aquelas batalhas, sombras e amores proibidos.
O que aconteceu foi que o Anjo Caído acabou por ser uma introdução e não um livro, e este "alongamento" ou "adiamento" da revelação ou da explicação tornou tudo demasiado leve e sem grande impacto. Até a revelação de Daniel como anjo, ou o desenvolvimento do romance acabou por não ter qualquer efeito em mim.
A transição abrupta entre os capítulos em que cenas mais emotivas, digamos assim, são interrompidas e deixadas em aberto, contribuíram para o aumento da minha impressão de que é uma história com lacunas, com um inicio demasiado comprido, um desenvolvimento incompleto e sem fim, ou um fim demasiado misterioso.
De qualquer forma nem tudo é negativo, começando pelas personagens que primam pelo seu estilo e passado gótico e por isso diferente. Gostei também dos cenários e, claro, da temática.
A morte de uma das personagens mais próximas de Luce surpreendeu-me pela positiva, apesar de achar que algumas personagens vão surgindo e desaparecendo demasiado rápido, subtilmente, felizmente.
A linguagem e escrita de Lauren Kate é caracterizada como juvenil, pouco infantil. É bastante fluída e cativante, tendo como ponte forte os diálogos.
Vou querer acompanhar a saga/trilogia (?) mas só com o intuito de perceber e responder a todos os pontos de interrogação que me incomodam relativamente a toda a história de Daniel e Cam.
Apesar de ter lido este livro há algum tempo (Abril de 2011) confesso que não me lembrava da história e mesmo relendo pouca coisa fui relembrando.
A minha parte preferida?
Hum, não foi o inicio de certeza. Talvez o final, com o POV de Daniel, quando ele observa Lucinda e conversa pacificamente com o sexy do Cam.
Sim, acho o Cam muito mais cativante que todos os outros, mas quem me conhece já sabe a minha queda por bad boys de cabelo negro e olhos verdes. Daniel não é mau, mas faz-me lembrar um pouco o tótó do Edward Cullen... Tal como Lucinda é a cara chapada da Bella...  Buhhhhh. Aqui, como podem ver, voltem novamente a comparar com outras obras, o que mostra o quão continuo certa em relação ao facto de esta história não ser tão original como poderia ser.
Acrescento que toda aquela cena da culpa que Luce sente e relembra pareceu-me um pouco exagerada, principalmente porque ela mal conhecia o tal Trevor!
Mas o que compensa é mesmo a temática dos anjos e a presença de duas personagens femininas mais cativantes - Gabbe e Arriane (que por sua vez me fizeram lembrar a Número Seis)!
Gostei da capa e da sinopse dentro do livro e não na contra capa.

Podem ler a sinopse no Doce do Momento.
E podem ler a opinião do volume seguinte, Tormento, aqui.





Título Original - Fallen
Edição - 2010
ISBN - 9789896571252




9 comentários:

  1. Ando para ler este livro à tanto tempo e pelos vou andar mais um pouco, depois de ler os 5 livros da Cassandra Clare (foi dose) preciso de uma pausa neste género de livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive estes livros na wishlist mas tirei...ouvi muito más opiniões e já me basta ter 1234321 trilogias e séries para acabar, que me parecem muito mais interessantes que esta. :)

      Eliminar
  2. Não és a única Ne :) Também não gostei dele :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto me muito melhor sabendo que partilham da minha opinião =)

      Eliminar
  3. Eu também não gostava muito de Daniel no início, e sim, Cam era muito mais interessante, mas espero que, tal como eu, venhas a gostar mais de Daniel com a continuidade da história. A mim surpreendeu-me pela positiva, sem dúvida, e não esperava que o fizesse.

    Parabéns pelo blogue! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começaste a gostar mais dele a partir de que livro?

      Eu não desgosto dele, só gosto mais do Cam ahahah

      Eliminar
    2. Comecei a gostar mais de Daniel a partir do 3º livro ("Paixão"), até então a personagem não me dizia muito, a personalidade não estava assim tão definida e o mistério todo...bem, acho que a autora o poderia ter desenvolvido mais desde o início... Mas neste 3º volume começamos a perceber um pouco mais da sua história, e ele passa a ser mais do que apenas um anjo misterioso e ligado a uma qualquer maldição pouco explicada (sim, também vai ser mais aprofundada no 3º...)
      Pelo menos foi o que eu achei :D Por isso compreendo perfeitamente que gostes mais de Cam, ele também é uma das minhas personagens preferidas :P

      Eliminar
    3. Ui só no 3º? Buh

      eu estou na parte em que o Cam a salva da proscrita. nhe! ela começa a irritar-me profundamente.

      Eliminar
    4. Concordo, ela às vezes irrita xD, principalmente quando faz tudo o que não não era suposto fazer. Mas pronto, temos que lhe dar um desconto porque para ela muito daquilo ainda é um grande ponto de interrogação :P

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!